TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulheres com Melasma

Por:   •  6/5/2016  •  Seminário  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL

ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E IMAGEM PESSOAL

MULHERES COM MELASMA

MACAÉ

2015


Alunas:

Ana Cláudia Ferreira dos Santos Medeiros

Carolyne de Araújo Vitória Quintanilha

Thábata Florêncio Monteiro

Thais Nicolau Pertone

Victoria Damasceno C. dos Reis

ESTÉTICA, EMBELEZAMENTO E IMAGEM PESSOAL

Portifólio apresentado no curso de Estética

e Imagem Pessoal da UNOPAR – Universidade

Norte do Paraná, como requisito parcial para

conclusão do segundo semestre.

MACAÉ

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .................................................................................................... 4
  2. PESQUISA: MULHERES COM MELASMA .................................................. 5
  3. CONCLUSÃO ....................................................................................................... 7

INTRODUÇÃO        

O presente trabalho vem demonstrar a incidência de mulheres com melasma no meio em que vivemos, assim como definir seus padrões de idade, fatores de risco, sintomas e tratamentos.

Através de um questionário, que utilizamos para entrevistar as mulheres, fizemos alguns gráficos com base nas respostas, para que a partir deles pudéssemos expressar melhor o resultado desta pesquisa.  

Estes gráficos que foram apresentados de forma individual no portfólio anterior, deram resultado a esta pesquisa, comparando os resultados obtidos e criando assim, uma melhor definição dos aspectos do melasma.

PESQUISA: MULHERES COM MELASMA

Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. Afeta principalmente as mulheres, entre 20 e 50 anos, mas também pode ser vista em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. Quando surgem gravidez, as manchas são chamadas de cloasma gravídico.

O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e mesmo a luz visível. Além dos traços hormonais e à exposição solar, a predisposição genética e hitórico familiar, também influenciam no surgimento desta doença.

Existem alguns tipos de melasma, entre eles o melasma epidérmico, que acontece quando há depósito aumentado de pigmento através da epiderme. Também temos o melasma dérmico, caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos. E o misto, que ocorre quando se tem excesso de pigmentação na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.

Começam a aparecer manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas maças do rosto, testa, nariz, lábio superiro e nas têmporas, lateral dos braços e colo. As manchas tem formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas. Muitas vezes as pessoas relacionam o aparecimento das manchas com o uso de cremes, procedimentos de depilação com cera, acidentes domésticos com calor ou forno, mas essas possibilidades não foram comprovadas cientificamente.

Foram entrevistados 20 mulheres com idade média de 18 a 75 anos. O fototipo  a mais frequente foi o IV (50%) e o tempo de surgimento das lesões variou de cinco a dez anos. A localização centrofacial foi a mais comum (90%). Quanto ao aparecimento do melasma, 20% das mulheres relataram o surgimento durante a gestação, 80% durante exposição solar e 20% o uso de anticoncepcionais hormonais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (189.2 Kb)   docx (575 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com