TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Objetivos e Desenvolvimentos Sustentável

Por:   •  17/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES INTEGRADAS SOARES DE OLIVEIRA - FISO

MILENA DOS SANTOS PEREIRA

NOVOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GLOBAIS: DIREITO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUITATIVA DE QUALIDADE

BARRETOS/ SP 2018


RESUMO

A pesquisa trata-se de objetivos e metas a serem alcançados até 2030. São 17 objetivos, e um deles é oferecer uma educação de qualidade para todos desde a primeira infância, no primário e nos ensinos secundários, superior, técnico e profissional. Todas as pessoas, independente do sexo, idade, raça, etnia, pessoas com deficiência, migrantes, povos indígenas, crianças e jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, o objetivo é que todos tenham acesso a uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Desenvolvimento, educação, sustentável.


INTRODUÇÃO

Entende-se que a agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que tem por objetivo fortalecer a paz universal. Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, os países comprometeram-se a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.

A Agenda apresenta 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável concomitante a 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos. Estas medidas serão adotadas de acordo com as prioridades de cada estado, lembrando que cada qual exerce livremente sua soberania plena e permanente sobre toda a sua riqueza, seus recursos naturais e sua atividade econômica, e atuará em uma parceria global visando melhorias a vida das pessoas no presente e futuro.

Um dos objetivos que é “Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, envolve todos os níveis educacionais, desde a primeira infância até a vida adulta.

O intuito é garantir que até 2030 todos os meninos e meninas completem o ensino primário e secundário, e alcancem resultados relevantes e eficazes. Infelizmente está matriculado em uma escola no Brasil não garante a aprendizagem.

O tema da qualidade e quantidade em educação continua tão atual quanto no século XIX. Na era da informação, ter ou não ter acesso à educação faz enorme diferença, trata-se de encontrar um novo paradigma de vida sustentável, que possa renovar nossos sistemas de ensino e lhes dar sentido, como sustenta a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (Unesco, 2005).

Segundo a OCDE – Organização para a cooperação e Desenvolvimento Econômico em sua posição que reflete a qualidade de educação em 36 países, o Brasil ocupa a penúltima posição.


Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

O objetivo 4 demonstra quais as medidas a serem tomadas para concretização do plano. De acordo com Constituição Federal em seu Capítulo III e na Lei nº 9.493/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação quando diz: quanto a garantia do ensino e aprendizagem, igualdade de acesso a homens e mulheres ao ensino técnico e superior, a inclusão, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, promoção da cultura de paz, cidadania e valorização da diversidade cultural, entre outros. Associado a uma docência de qualidade e na formação docente, especialmente países menos favorecidos.

De acordo com o texto, um de seus tópicos cita a importância de melhoria de instalações físicas “Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos.” Vendo que é de extrema importância um ambiente de qualidade para atender todos os tipos de pessoas.

O primeiro passo, para avançarmos neste sentido, é contar com diretrizes educacionais claras, guiadas por um planejamento estratégico com metas para curto, médio e longo prazos, além de promover a avaliação periódica de resultados.

Outro fato relevante seria a igualdade na educação para meninos e meninas. Estudos demonstram que, “Malala”, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel, colocou em pauta a desigualdade entre meninos e meninas no acesso à educação, um problema que afeta principalmente os países de baixa renda. No Brasil, os esforços para universalizar o ensino fundamental resolveram uma parte dessa questão. Nas faixas etárias de 5 a 9 anos e 10 a 14 anos, apenas 2% e 1% das meninas estão fora da escola, respectivamente. Mas, na faixa de 15 a 17 anos, esse percentual sobe para 15%, segundo dados de 2015 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com