TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Clínica De Pequeno Porte

Dissertações: Nutrição Clínica De Pequeno Porte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

A nutrição clínica é atualmente uma área de crescente interesse em medicina veterinária. Nos últimos anos alcançaram-se progressos consideráveis no campo do suporte nutricional em pacientes hospitalizados; enquanto que no passado à alimentação era meramente considerada uma medida de apoio de baixa prioridade, hoje em dia é reconhecida como uma intervenção terapêutica fundamental nestes pacientes.

Pelo menos a metade dos pequenos animais hospitalizados estão subnutridos; a má nutrição e a enfermidade favorecem inúmeros aspectos de doenças críticas, incluindo comprometimento da função imunitária, maior vulnerabilidade a infecções, deficiencia nas cicatrizações, diminuição da força e vigor, aumento do tempo de recuperação e conseqüentemente aumento do tempo de internação. Por consequência, na abordagem de pacientes internados é fundamental um suporte nutricional que assegure a ingestão adequada dos nutrientes.

O suporte nutricional como fator independente influencia no prognóstico e deve ser considerado como parte integral do tratamento dos pacientes hospitalizados. Apresenta como objetivos prevenir a desnutrição calórico-protéica, situação muito comum devido ao hipermetabolismo e anorexia e atuar como um agente modulador sobre a resposta inflamatório-metabólica, melhorando as condições e aumentando as chances de recuperaçãodestes pacientes.

Este trabaho tem por objetivo mostrar a importância da nutrição enteral e parenteral em cães e gatos hospitalizados, bem como suas indicações e contra-indicações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com