TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

Por:   •  11/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

CÂNCER DE COLO DE ÚTERO

O câncer do colo uterino é um tumor que acomete a porção inferior do útero, chamada colo. Esse câncer tem uma alta incidência na população feminina, e no mundo ocupa o segundo lugar dos cânceres femininos, só perdendo para a neoplasia mamária. No Brasil, está em terceiro lugar, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, em 2014 perdeu somente para o de mama e intestino, com taxa de incidência de 15 novos casos em 100.000 mulheres ao ano. A mortalidade pode chegar a até 5 casos em 100.00 ao ano.

Dessa forma, é que se pensou em desenvolver o presente projeto de intervenção, com o intuito de informar a população feminina acerca desta doença. Sendo que, o câncer do colo de útero é um sério problema de saúde pública, devido aos altos índices de morte. É de grande importância o acompanhamento médico para saber como anda a saúde da mulher.

Portanto, este trabalho tem o objetivo de contribuir para a melhoria da adesão das mulheres à realização do exame Papanicolau e contribuir com ações educativas para a prevenção dessa neoplasia.

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor que apresenta uma história longa, desde suas lesões iniciais até atingir o câncer, com cerca de 10 a 20 anos. Neste tipo de câncer ocorre o aparecimento de lesões com destruição ou formação de tumor, que tem como extensão direta a vagina, paramétrios (tecidos ao redor do colo), bexiga e reto(DEZEM; SAMPAR, 2006).

Uma vez que o estudo do fragmento (biópsia) confirme o diagnóstico de câncer invasor do colo do útero, a paciente é estadiada, isto é, examinada completamente e também submetida a diversos exames laboratoriais para verificar o quanto o tumor se espalhou pelo corpo. Dentre estes exames ressaltamos: ultrassonografia transvaginal e de abdômen total, citoscopia (avaliação do interior da bexiga), retossigmóidoscopia (avaliação do interior do intestino baixo), urografia excretora (injeção de contraste pelos rins), tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética e RX do tórax.

Se diagnosticado precocemente, principalmente nas lesões iniciais ou pré-cancerosas pode ser curado em 100% dos casos. Já nas fases mais avançadas, se o tumor cresceu para regiões além do colo de útero, o prognóstico se torna reservado, com risco de sofrimento acentuado por dores, hemorragias, comprometimento renal e até a morte.

3.2 As lesões causadas pelo papilomavírus humano (HPV)

O agente etiológico é o papilomavírus humano (HPV). A mulher adquire este vírus no início da vida sexual, muitas vezes na adolescência, e em decorrência de fatores imunológicos da mulher e à própria agressividade do agente, a infecção se torna persistente, ocasionando lesões pré-cancerosas no colo uterino. Se a condição imunológica for ruim e o tipo do HPV agressivo, ou o tratamento recomendado não for aplicado, essas lesões podem progredir para o câncer.

Os fatores de risco para a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e consequentemente para as lesões pré-cancerosas e o câncer estão associados ao comportamento sexual, hábitos de vida e algumas doenças. Dentre eles são citados: início sexual precoce, multiplicidade de parceiros sexuais, fumo, imunossupressão, desnutrição, uso de contraceptivos hormonais, baixo nível socioeconômico e infecção por Chlamydia trachomati.

As lesões pré-cancerosas provocadas pelos vírus cancerígenos no colo uterino são chamadas de neoplasias intraepiteliais cervicais (NIC). Estas são divididas em 3 graus: I, II e III. A NIC I representa lesão com comportamento benigno e em geral não requer tratamento, pois regride espontaneamente, na maioria das vezes. A NIC II, considerada de gravidade intermediária, em adolescentes tem comportamento benigno com altas taxas de regressão. Já na mulher com mais idade, em geral, a partir dos 24 anos requer tratamento que pode ser por destruição (cauterização ou vaporização) ou retirada (excisão). A NIC III é a real ferida precursora do câncer e requer sempre tratamento, por excisão. As taxas de cura são altas, com baixo risco de reversão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com