TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE BIOCIÊNCIAS

Por:   •  18/11/2022  •  Seminário  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS

DEPARTAMENTO DE BIOCIÊNCIAS – DBIO

TÍTULO DO TRABALHO

Trabalho Científico apresentado como requisito para a terceira unidade da disciplina “VEG0027 – Anatomia e Morfologia Vegetal” dos cursos de graduação em Biotecnologia e Ecologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Docente Responsável:

James Lucas da Costa Lima

Discentes:

Fulano 1

Fulano 2

Fulano 3

Fulano 4

Fulano 5

Fulano 6

Fulano 7

Fulano 8

MOSSORÓ – RN

2022


1. INTRODUÇÃO

Todo o texto deve ter espaçamento, posição, fonte e tamanho de letra como aqui está (ou seja, espaçamento 1.5, justificado, Arial e 12, respectivamente).

Na Introdução, vocês devem falara sobre a família da planta que trabalharam, sobre o gênero e sobre a espécie, a depender da disponibilidade de referências que vocês encontraram. Toda informação que não for de vocês, deve ser devidamente referenciada. Pois o famoso “Ctrl + C, Ctrl + V” configura plágio e isto é crime de acordo com o Artigo 184 do Código Penal Brasileiro, com punição desde o pagamento de simples multa até a reclusão de quatro anos.

A Introdução deve ter entre três e dez parágrafos, desde que não ultrapassa três páginas. No último parágrafo deve estar claro qual foi o objetivo do trabalho.

Nomes científicos de gêneros e espécies devem ser sempre redigidos em formato itálico e devem estar acompanhados dos nomes dos autores quando citados pela primeira vez no texto.

2. MATERIAL E MÉTODOS

Aqui vocês devem descrever qual foi a metodologia empregado no estudo. E isso deve incluir desde como foi o procedimento de coleta da planta, a sua identificação e os métodos usados para armazenar o material, cortar, clarificar, colorir e quais foram as substâncias e os equipamentos utilizados para cada finalidade (desde as lâminas até o microscópio). Os protocolos que usamos estão disponíveis no SIGAA.

Por favor, não escrevam nada em forma de tópicos. Tudo deve estar escrito de forma corrida, em Português claro e utilizando-se da norma culta da língua.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Aqui vocês mostrarão os seus resultados e vão discuti-los um a um. Você devm identificar os tecidos e células encontrados em cada órgão da planta e explicar sua presença, quantidade, coloração, etc. e tentar associar isso a alguns fatores, por exemplo: morfologia da planta, função, ambiente onde a planta vive, etc. Devem sempre fazer referência as imagens (que estarão abaixo no item ANEXOS). Se falar de uma estrutura, deve citar a figura para que o leitor saiba do que se trata.

Cinco a doze parágrafos são comuns para este item.

4. CONCLUSÕES

Em um ou dois parágrafos vocês devem escrever as principais conclusões do trabalho.

5. REFERÊNCIAS

ALGUMAS EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ESTÃO ABAIXO. Podem seguir as formas que quiserem (eu sugiro as normas técnicas da ABNT). Mas, independentemente de como fizerem, devem seguir sempre o mesmo padrão.

BACHMAN, S.; MOAT, J.; HILL, A.W.; DE LA TORRE, J. & SCOTT, B. 2011. Supporting Red List threat assessments with GeoCAT: geospatial conservation assessment tool. In: Smith, V. & Penev, L. (Eds.) e-Infrastructures for Data Publishing in Biodiversity Science. ZooKeys 150: 117–126.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (56.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com