TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento pela visão da psicologia

Por:   •  1/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 3]

Desenvolvimento pela visão da psicologia

   Psicologia do desenvolvimento é o estudo científico das mudanças progressivas psicológicas que ocorrem nos seres humanos com a idade. Esse campo examina mudanças através de uma ampla variedade de tópicos incluindo habilidade motora, habilidade com solução de problemas, entendimento cultural, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade.

    Portanto, a psicologia do desenvolvimento traz uma compreensão sobre as transformações psicológicas que ocorrem no decorrer do tempo, com auxílio de algumas teorias e teóricos, bem como, por exemplo: Jean Piaget, Vygotsky. Seus modelos de teorias propõem explicar como as mudanças ocorrem na vida do sujeito e de que modo podem ser compreendidas e descritas. Lev Semenovitch Vygolsky foi um pensador importante em sua área e época. Foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. Para Vygotsky o ambiente em que as crianças estão condicionadas influencia no desenvolvimento intelectual delas. Pois ao observar as ações de outras pessoas, as crianças internalizam aquelas informações (visuais, auditivas e etc), recriam e as transformam. Portanto, a aprendizagem ocorre pela interação com o meio.

   Jean Piaget introduziu as fases do desenvolvimento mental do indivíduo. Para ele o desenvolvimento cognitivo pode ser subdivido em quatro estágios. E Piaget supõem que as crianças progridem através desses estágios: estágio sensório-motor (0 à 2 anos), estágio pré- operatório (2 anos à 6/7 anos), estágio das operações concretas (6/7 anos aos 11/12 anos) e estágio das operações formais (11/12 anos aos 16 anos).

   Portanto, para Piaget o homem não é social da mesma forma quando se tem 6 meses ou quando se tem 20 anos. A socialização da inteligência inicia-se com a aquisição de linguagem à inteligência é essencialmente individual com relação ao senso motor não havendo socialização. Existe uma relação evolutiva entre o sujeito e o seu meio pois os organismos vivos conseguem se adaptar geneticamente a um novo meio. Quando uma criança se relaciona com outras novas experiências de um novo meio ela consegue construir ações e ideias relacionadas a nova situação vivida. A criança controle sua realidade por ser humano singular onde o cognitivo está acima em relação ao social e afetivo. O conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, que consiste em operar sobre o real e poder transformar a fim de poder ser compreendido, as formas de se conhecer são construídas nas trocas com o objeto e em momentos de adaptações ao objeto. Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.

    Na educação brasileira temos o espelho de Vygotsky, visto que o seu método cognitivo busca ressaltar a cultura do indivíduo, focando na aprendizagem. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. A professora ao elaborar a aula não utiliza o conhecimento prévio dos alunos, fazendo uso apenas dos conceitos científicos.

    A teoria de Vygotsky é a que melhor se enquadra na educação do cotidiano por que não só o professor que é levado em conta no quesito educacional da formação de um indivíduo, mas sim tudo o que está proposto a ele nesse ambiente educacional. A criança quando está aprendendo tudo em sua volta acrescenta ou interfere em seu aprendizado, ela ouve, ver e troca informações que de um certo modo vai interagir com o seu aprendizado que lhe esta sendo apresentado no momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com