TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento humano psicologia

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

Saude fisica e Mental na adolescência:

Tem origem no estilo de vida dos jovens ou a pobreza. Drogas, dirigir bêbado e ser sexualmente ativo são problemas que aumentam ao longo da adolescência. Morte dos pais pode influenciar em atividades negativas na adolescência.

Boa forma física:  

O exercício –ou a falta dele- afeta a saúde física e mental. Adolescentes tendem a não gostar de exercícios físicos regulares.

Necessidade de Sono:

Adolescentes tendem a dormir mal e acordar cedo.  Ficam acordados até tarde. Precisam dormir mais; se dormir mal, vai ter mal rendimento na escola. Horarios fora de sincronia. Estresse.

Distúrbios de Nutrição e de Alimentação

O consumo de porcarias nessa idade é mais saliente. O que deve se fazer é estimular uma alimentação saudável, rica em nutrientes e ferros. Mas adolescente não gosta de folhas e frutas. Gosta de refrigerantes e porcarias.

Obesidade

Adolescentes com a alimentação deficiente em nutrientes e eficientes em calorias, até mais do que precisam, correm o risco de ficarem obesos, adultos obesos. Sujeitos a riscos físicos, sociais e psicológicos.

Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa

ANOREXIA NERVOSA:Padrões anormais de ingestão de alimentos; preocupação excessiva com o corpo e a aparência; controle do peso; as moças tendem a se tornar mais criticas com seus corpos durante o curso da adolescência, enquanto os rapazes ficam mais satisfeitos com os seus; a influencia de revistas de moda e ideias irrealistas de magreza causam muita frustração entre as meninas; Relação boa com os pais é essencial; magras, usam roupas largas e fingem ter uma boa relação com o mundo e com si mesmas. Fingem;  BULIMIA: comer demais e depois induzir vomito, tomar laxantes, ou seja, purgar o corpo; algumas vitimas de anorexia tem episódios de bulimia, e algumas pessoas com bulimia perdem peso. Entretanto são dois distúrbios distintos. Existe também uma explicação psicanalítica: as pessoas com bulimia utilizam a comida para satisfazer sua necessidade de amor e de atenção. Essa interpretação baseia-se nos relatos de alguns pacientes bulímicos de que se sentiram agredidos, negligenciados e privados dos cuidados dos pais                                                                  TRATAMENTO: Perspectivas de tratamento são melhores para os casos de bulimia do que anorexia. O tratamento para bulimia tende a ser mais bem-sucedido porque os pacientes geralmente querem fazer o tratamento. Entre 2 a 10% morrem prematuramente (anorexos).

Uso e Abuso de Drogas:

O aumento no uso de drogas acompanhara um declínio na percepção de seus perigos e de um abrandamento da desaprovação dos amigos. Ocorre o abandono da escola em muitos casos.  Fatores de risco: (1) fraco controle dos impulsos e tendência a buscar sensações em vez de evitar danos (2) influência familiar: uso ou aceitação de drogas por parte dos pais, práticas educacionais fracas ou inconsistentes, conflito familiar(3) temperamento "difícil", (4) problemas de comportamento precoces e persistentes, principalmente agressão, (5) fracasso acadêmico e falta de comprometimento com a educação, (6) rejeição dos pares, (7) associação a usuários de drogas, (8) alienação e rebeldia, (9) atitudes favoráveis ao uso de drogas e (10) iniciação precoce no uso de drogas (11) uso de substâncias nos meios de comunicação. Quanto mais cedo as pessoas começam a utilizar drogas, mais freqüente tende a ser o uso e maior a tendência de abuso.Quanto mais fatores de risco estiverem presentes, maior a chance de que um adolescente ou de que um jovem adulto venha a abusar de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com