TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Efeito 2,4-D no alongamento de raízes

Por:   •  2/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

EFEITO DO 2,4-D NO ALONGAMENTO DE RAÍZES

INTRODUÇÃO

2,4-D (ácido 2,4 diclorofenoxiacético) é um tipo sintético de auxina. Auxinas são hormônios que se encontram presentes nos vegetais e cujo principal efeito é promover o crescimento de raízes e caules através do alongamento celular. Esse hormônio é sintetizado no ápice caulinar e transportado, em um único sentido, diminuindo gradativamente sua concentração até a raiz, parte fundamentalmente mais sensível em relação às outras estruturas da planta. As raízes sintetizam etileno, que, tendo por uma de suas funções a inibição dos alongamentos caulinares e radiculares, acabam pondo em cheque o papel da auxina enquanto reguladora do alongamento da raiz. Isto se cristaliza quando os níveis de auxina excedem concentração supra-ótima, desencadeando um aumento da atividade da ACC sintetase, e, destarte, incitando a biossíntese de etileno cujo principal revés é a inibição do crescimento. Tem-se, portanto, uma relação de interdependência entre os fatores supracitados.

OBJETIVO

Avaliar o efeito da auxina sintética (2,4-D), em concentrações crescentes, sobre o alongamento de raízes em plântulas de pepino.

MATERIAL

Placas de Petri; solução-estoque de 2,4-D; micropipetas; pipetas 10 mL; régua graduada; sementes de pepino; papel pardo.

PROCEDIMENTO

A partir da solução-mãe de 2,4-D (100 mg L-1), foi preparado, em H2O, 100 mL das seguintes soluções:

A- H2O (controle)

B- 0,001 mg L-1 de 2,4-D

C- 0,01 mg L-1 de 2,4-D

D- 0,1 mg L-1 de 2,4-D

E- 1 mg L-1 de 2,4-D

F- 10 mg L-1 de 2,4-D

A turma foi dividida em grupos onde cada grupo ficou responsável por um tratamento. Todos os tratamentos seguiram o seguinte procedimento: em uma placa de Petri com o fundo coberto por papel filtro, colocou-se 10 ml da respectiva solução e retirou-se as bolhas de ar que surgiram após o encharque. Em seguida, colocou-se dez sementes de pepino, respeitando um espaço entre cada semente, e tampou-se a placa à qual se atribuiu identificação com a letra do tratamento trabalhado pelo grupo. Cada grupo repetiu esse processo três vezes. As três placas do tratamento respectivo foram reunidas e enroladas em papel pardo levando a identificação do grupo. Os conjuntos foram guardados por uma semana em um lugar escuro.

Avaliação:

Passado o tempo de uma semana, cada grupo recebeu seu conjunto e duas avaliações foram feitas. A primeira consistiu na contagem das sementes germinadas em cada placa de Petri. A segunda avaliação requereu contagem, em cada placa de Petri, o tamanho da raiz de cada plântula que apresentou alongamento de raiz.

Para a análise dos resultados algumas médias nessas avaliações foram feitas, tais como: média de germinação em cada placa e depois media geral de germinação do conjunto; media do alongamento de raiz em cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com