TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeitos Positivos e Negativos do Alongamento Estatico (SS)

Por:   •  10/11/2018  •  Resenha  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Os Efeitos Positivos e Negativos do Alongamento Estatico (SS)

L. Simic , N. Sarabon , G. Markovic Does pre-exercise static stretching inhibit maximal muscular performance? A meta-analytical review (Accepted for publication 3 January 2012)

Utilizando mais de 104 artigos sobre o assunto, analisando dados sobre força muscular, energia muscular e desempenho explosivo, o artigo “Does pre-exercise static stretching inhibit maximal muscular performance? A meta-analytical review” busca esclarecer se pré exercicio alongamento estatico inibe o desempenho fisico do praticante durante o exercício.

Há quem diga que o alongamento estatico antes do exercicio ou evento esportivo reduz riscos de lesão e melhora o desempenho, outras pesquisas afirmam que há redução de desempenho em relaçao ao esforço muscular maximo explosivo, e outras fontes também afirmam que o estiramento pré exercicio não muda o desempenho. Com os dados dos demais artigos, foram extraidos e analisados dados sobre testes dinamicos e isometricos, e a duraçao do pré exercicio, e foi atestado que o tempo de 45 segundos é o tempo medio em que menor surge efeitos agudos negativos do alongamento.

Formulas foram usadas para padronizar os resultados dos testes feitos dentro de subgrupos. 962 pessoas fizeram testes na pesquisa de força musiular maxima, 195 pessoas foram analisadas na pesquisa de potncia musculr, e outras 1072 foram analisadas em relação ao desempenho muscular. Apesar da ampla disponibilidade de dados em relaçao aos testes, foi constatado que os resultados, na maioria, eram imprecisos, pouco especificos, pois são resultados divergentes, indepndentemente de idade, sexo, aptidão fisica.

Resultados:

Foi constatado que a mudança no desempenho muscular está relacionado com a tempo total do pré exercicio, sendo que com o tempo de 45 segundos, foi a duraçao que menos surtiu efeito agudo negativo.

Enquanto os resultados sobre o poder muscular são imprecisos,os resultados que mostraram maior taxa de efeitos negativos relevantes na pesquisa, foram sobre a força muscular maxima e sobre o desempenho muscular explosivo, que mostraram que as alterações negativas do alongamento citado, eram visiveis no teste isometrico .

Por outro lado, existe o efeito postivo do alongamento na redução da incidencia de tensões musculares. Mas mesmo assim, utilizar esse alongamento como unica atividade de aqueciemtno não é indicada pelos realizadores da pesquisa.

Conclusão

Mesmo os resultados padronizados serem de dificil compreensão, e por serem varias pesquisas sobre o mesmo assunto tornando a leitura repetitiva e confusa, é possivel entender o objetivo e analise dos resultados de forma esclarecedora, sendo que efeitos agudos negativos e os positivos podem acontecer, dependendo da duração do alongamento estático, intensidade e forma de execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com