TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FILO ENTOPROCTA

Por:   •  6/5/2017  •  Resenha  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  949 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIO 2

        FILO ENTOPROCTA

Tambem conhecido como KAMOTOZOA, contém cerca de 180 espécies, com tamanho entre 0,1 e 7mm.
São animais marinhos, de até 500m de profundidade, na forma séssil ou livre nadante, encontrados em substratos ou comensalmente em animais.
São filtradores de fitoplânquiton e suspensívoros.
A osmorregulação se da por protonefrídeos (bulboflama) e a excreção é facilitada por celulas da parede do estomago.
Maioria hermafrofita podendo conter espécies dióicas e protrândricas.
As larvas sao trocóforas tópicas e livre nadantes.
Quanto a sua morfologia, sao triblasticos, bilaterais, acelomados, corpo em forma de taça, margeados de tentáculos, apresentando ventosa para fixação e sistema digestório completo, simples, em forma de U circundado por um anel de tentáculo. Possui epiderme e musculos longitudinais para contracção e dois ganglios bem desenvolvidos constituindo seu sistema nervoso.

        FILO CYCLIOPHORA

Filo descoberto recentemente, com apenas duas espécies descritas, os Cycliophoros são metazoários triblásticos, bilaterais,  acelomados, com corpo em forma de funil, trato digestório em U preenchido por mesênquima, apresentando cutícula especializada, epiderme, e sistema nervoso formado por um gânglio na parte bucal.
São suspensívoros, sésseis em seu estágio alimentar, presos por um disco adesivo terminal. Sua boca é circundada por um anel de cílios, usado na captura de moléculas suspensas (suspensívoros).
Apresenta metagênese, sendo a fase assexuada por brotamento (larva pandora) e fase sexuada por dispersão, com presença de estágio larval do tipo cordóide, onde foram verificados um par de protonefrídeos do tipo "bulboflama", porém nunca em adultos.

           FILO GASTROTRICHA

Grupo cosmopolita de aproximadamente 450 espécies, esses animais são encontrados em ambientes aquáticos, que raramente ultrapassam 1mm de comprimento. Sua morfologia externa apresenta epidermeparte sincicial, parte celular,  monociliada ventralmente, podendo formar placas ou espinhos, com presença de ecdise e tubos adesivos para fixação em substrato.
São triblásticos, bilaterais, acelomados, com cavidade preenchida por mesênquima, são bentônicos, apresentam sistema digestório completo e faringe mioepitelial.
Seu desenvolvimento direto, são monóicos e realizam fecundação cruzada

        FILO GNATHOSTOMUILIDA

Vermes marinhos livre-nadantes por uma epiderme monociliada e músculos, habitando o interstício de grão de areia, os Gnathostomulidas são encontrados em recifes ou em até 800m de profundidade, se alimentando de bactérias, fungos, algas e matéria orgânica.
São triblásticos, não segmentados, acelomados, comcavidade preenchida por parênquia frouxo, bilaterais, divididos em cabeça, tronco e cauda, podendo chegar em até 2 mm de comprimento.
Sua principal característica é seu aparato bucal, do qual é constituido de um par de mandíbulas e uma placa basal rígida, seguida de uma faringe musculosa e um tubo digestório simples em forma de saco, podendo ocorrer ânus vestigial, com excreção e osmorregulção dada por feixes de protonefrÍdeos
Seu sistema nervoso é composto por quatro gânglios, cerebral, peniano, caudal e bucal.
Acredita-se que a reprodução se dê por partenogênese, porém até hoje nenhum macho fora encontrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com