TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO E CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  24/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNVERSITÁRIO CLARETIANO

Rudineia Costa de Abreu

8013911

GERENCIAMENTO E CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL

]

Imperatriz-Ma

2018

CENTRO UNVERSITÁRIO CLARETIANO

Rudineia Costa de Abreu[pic 1]

8013911

GERENCIAMENTO E CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina de Gerenciamento e Controle da Poluição Ambiental, sob a orientação do Professor Marco Antonio Gomes Souto.

Imperatriz-Ma

2018

Aquecimento global

O aquecimento global é um problema antropogênico que ocorre da complicação de um fenômeno natural chamado de efeito estufa.

O efeito estufa é algo normal que já existe desde a formação da Terra. A sua função é manter o calor. A Terra aquecida é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.

Hoje, a temperatura média da Terra está em torno dos 15°, se não existisse o efeito estufa a estimativa de temperatura da Terra cairia para -18°. Porém se o efeito estufa aumentar, a temperatura da Terra vai subir. Uma evidencia dessa mudança de temperatura é o aquecimento global, que foi detectado com o derretimento generalizado da neve e do gelo, a elevação do nível do mar, tornando assim uma situação preocupante.

Quando parte da radiação do sol chega na Terra, parte dela é refletida pela Atmosfera e outra parte atinge a superfície terrestre. Quando essa parte atinge a Terra, ela se transforma em energia térmica e calor, ou podemos chamar de raios infravermelhos que são aprisionados na Atmosfera pelos gases do efeito estufa, entre eles estão o dióxido de carbono(CO2), o gás metano(CH4), e o vapor d’agua(H2O). Esses gases são importantes por que seguram o calor que vem do Sol e se transforma em infravermelho e consequentemente a temperatrura média da Terra começa a subir. Se esses gases do efeito estufa aumentam a quantidade de calor se perderá no espaço e consequentemente esse calor ficará retido na atmosfera e fazendo com que a temperatura suba bastante e gerando assim um grande problema.

Um dos principais gases do efeito estufa é o dióxido de carbono(CO2), que vem dos combustíveis fósseis chamado de petróleo. E quando uma grande quantidade de CO2 é extraído do petróleo e realizado a queima que se transforma em energia e automaticamente é liberado esses carbonos na Atmosfera. Outro gás de efeito estufa é o vapor d’agua(H2O) que é impossível de controlar mas também muito importante. Por isso que no deserto a pode ser muito quente durante o dia, mas a noite esfria drasticamente pois tem pouca umidade relativa do ar no deserto e não existe vapor d’água. O gás metano(CH4) é proveniente da decomposição. Grande parte dele é gerado pela fermentação de matéria orgânica, incluindo esterco, esgoto, lixo urbano e outros estoques de  material biodegradável. Grandes quantidades de metanos também são produzidos pelo gado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com