TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Gerenciamento e Auditoria Ambiental

Por:   •  2/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Nos últimos anos as notícias sobre o caos ambiental são cada vez mais frequentes, as destruições ao meio ambiente e os efeitos climáticos se agravam. O tempo passa e parece que a consciência não é suficiente para que atitudes sejam tomadas. Explorar mais e mais os recursos é a regra. Não parecem importar as trágicas consequências do desenvolvimento irresponsável e insustentável ao meio ambiente.

É comum saber da situação complicada que se encontra o meio ambiente. É comum que se saiba os motivos, entre jovens e adultos de classe média e alta. É comum que as crianças aprendam na escola que não se deve jogar lixo nas ruas e que o esgoto não tratado maltrata o meio ambiente. Porém, isso não foi sempre assim. Foi a partir de 1977, após a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental – de organização a partir de uma parceria da ONU com a UNESCO – que passou a ser valorizada e seus princípios e diretrizes utilizados em todo o mundo, até os dias atuais.

A consciência que muitos de nós têm hoje vêm do desenvolvimento da Educação Ambiental. Como ainda estamos muito longe de garantir educação de qualidade para todos, temos dois desafios na busca pela conscientização da população mundial. O primeiro, garantir a educação de um percentual maior de jovens e dos adultos que não o tiveram; O segundo, garantir que através da educação, alcancemos a questão ambiental de forma a tocar as pessoas. De forma que compreendam a importância de cuidar do meio em que vivemos.

O desenvolvimento insustentável que norteia a sociedade desde a industrialização, nos cega através da valorização exacerbada de um pedaço de papel ao qual chamamos de dinheiro. Somos forçados a acreditar que com dinheiro obteremos aquilo que quisermos. Mas quando se trata de recursos naturais, mesmo com todo o dinheiro não conseguimos resolver sem que haja uma consciência e responsabilidade ambiental.

A frase “Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, muitos irão entender que dinheiro não se come” (Greenpeace) demonstra exatamente a incompatibilidade do nosso modo de viver com a nossa vida. Sem a natureza não existe vida para os humanos. Sem as árvores, os rios e os animais, não conseguiremos sobreviver pois não teremos alimento ou água – necessários à nossa sobrevivência.

Referencias:

1. https://portalresiduossolidos.com/historia-da-educacao-ambiental-brasil-e-mundo/

2. Disciplina Sistema de Gerenciamento e Auditoria Ambiental – Unidade 4 – UVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com