TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Metabolismo Nucleolar

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

O nucléolo se localiza no interior do núcleo e é dividido em 3 regiões: centro fibrilar, centro fibrilar denso e centro granular.Ele é responsável pela biogênese do ribossomo.

Descrição do metabolismo nucleolar:

O ribossomo é em sua maior parte produzido na região organizadora do nucléolo.

Em sintese há 3 etapas na produção do ribossomo:

  • Transcrição de grandes moléculas precurssoras de RNA (RNA 45S ou 40S)
  • Metilaçao nas riboses desse RNA
  • Clivagem da porção não metilada
  • Maturação dos RNAs e formação das subunidades ribossômicas

        

O DNA é transcrito e o RNA pré- ribossomal (40S para anfíbios e 45S para mamíferos) é formado. Esse segmento de RNA é subdividido em outros 3 segmentos de RNA(18S, 5,8S e 28S) além dos segmentos intercalares transcritos (ITS), na qual um se encontra entre os segmentos 18S e 5,8S (ITS1) e outro entre os segmentos 5,8S e 28S (ITS2).Anteriormente ao RNA de 18S há o segmento externo transcrito (ETS).

As riboses desse RNA passam pela metilação (substituição de um átomo de hidrogênio pelo grupo metila) que protege os sítios importantes do RNA impedindo a clivagem. A etapa seguinte é a clivagem que elimina as seqüências de ITSs e o ETS.

Os RNAs 28S, 5.8S e 5S ficam um tempo no nucléolo e depois entram na ultima etapa que é a maturação, onde as unidades 5,8S e 28S se unirão por pontes de hidrogênio. Também se associará a molécula de 28S uma molécula de 5S que foi transcrito em outras regiões cromossômicas pela RNA polimerase III. Após a união, essas moléculas de RNA vão para o citoplasma e formam a subunidade ribossômica maior.

A molécula de RNA 18S sai do nucléolo para a unidade ribossômica menor.

Antes de formar o RNA pré – ribossomal há a associação do RNA a proteínas. Ao decorrer do processo de formação dos ribossomos essas proteínas podem sair ou outras novas podem se associar ao RNA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com