TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉRITO CIENTÍFICO

Por:   •  21/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

MÉRITO CIENTÍFICO


*• Júlia (2 fala):* A Helicoverpa Zea é uma espécie de mariposa altamente Polífaga, ou seja alimenta-se  de várias espécies de plantas, e é considerada uma das mais importantes pragas agrícolas por, ainda em forma larval, se alimentar e devastar grande parte de um plantio. Entretanto, na natureza, a Helicoverpa não é só predadora, ela também serve de presa para outras espécies de insetos que geralmente alimenta-se de seus ovos ou larvas, agindo então como agentes pertencentes ao controle biológico.

*• Filipe (1 fala):* O controle biológico é conhecido como a técnica que utiliza recursos naturais – elementos da natureza – para ajudar na diminuição de organismos conhecidos como pragas. Sendo assim, ele utiliza biodefensores agrícolas para gerar um equilíbrio biológico no combate às pragas. Além disso, dentre suas vantagens – aumento da produtividade da agricultura e diminuição na demanda de agrotóxicos  – estimula a preservação da biodiversidade (agricultura).

*• Milena (3 fala):* Devido a isso, tendo vista que o Nordeste é a região que mais cultiva e consome o plantio do milho decidimos solucionar o problema da infestação da praga utilizando as técnicas do controle biológico. Nossa solução consiste em criar um produto (inseticida) que seja capaz de atuar contra o domínio da Helicoverpa Zea, sem prejudicar de maneira drástica a natureza.

*•Caio (4 fala):* Tal produto será composto por agentes parasitoides, que sejam atuantes na eliminação da mariposa. Esse produto deverá ser aplicado assim que o milho apresentar crescimento, já que a Helicoverpa aproveita para ovopositar seus ovos e para alimentar -se das partes do plantio.

*•Bia (6 fala):*

O processo de devastação do milho ocorre quando ainda em forma de lagarta, a Helicoverpa deposita seus ovos nos cabelos das folhas e nas sedas do milho. Seus ovos possuem cores pálidas e levam cerca de 66 a 72 horas para desenvolver -se e, quando acontece, as larvinhas passam a ingerirem o vegetal em que estão alojadas, que no caso é o milho.

*• Marcondes (5 fala):* Decidimos escolher o combate à Helicoverpa Zea, porque o domínio dessa Mariposa prejudica não só a safra anual do milho, como também prejudica de forma totalmente direta aquelas que utilizam a agricultura como forma de sobrevivência. Já que, não só no Nordeste, mas também em outras regiões a Helicoverpa Zea é totalmente prejudicial. Além disso, a Falcon limitou-se ao tema por não só estar ao alcance da equipe, mas também por ser acessível a todos os agrônomos.

*•Diego (7 fala):* O nosso objetivo é que através desse produto possamos diminuir os prejuízos da Helicoverpa no milho, que é um dos nossos bens mais preciosos e consumidos. Através do controle biológico, buscamos resolver a problemática reconhecendo a importância do meio ambiente e  importância de um custo acessível para os agrônomos, afim de controlar os problemas no plantio de forma fácil e ágil.

*•Bruno:* Nosso projeto só pode sair do papel agora. Recentemente, demos início a fase II do projeto que é a plantação do milho. Plantamos os milhos numa grande área verde da nossa escola e estamos esperando ele crescer para desenvolvermos a fase III que, aí, começam os testes. Devido a pandemia do novo corona vírus, não conseguimos nenhum patrocinador que pudesse dar suporte ao FN-HELICOVERPA. Porém, decidimos de maneira harmônica que nosso produto será voltado a pequenos agricultores rural que sobrevivem da renda gerada pela safra do milho. Além disso, o produto terá um baixo custo no mercado, já que projetamos tudo para que a resolução do problema não atingisse apenas uma classe social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (165.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com