TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planeta em Perigo: A Ameaça do Aquecimento Global

Por:   •  20/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 3

O planeta em Perigo: A Ameaça do Aquecimento Global

O aquecimento global é um problema seriamente discutido na comunidade científica, que se refere ao aumento gradual da temperatura média da Terra devido ao acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera. Esses gases, como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), são liberados principalmente de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, desmatamento, agricultura intensiva e processos industriais. O aumento da temperatura da superfície da Terra tem várias implicações significativas para o clima, o meio ambiente e as sociedades em todo o mundo por isso, é um dos desafios mais iminentes que a humanidade enfrenta atualmente.

O aumento das temperaturas médias globais tem causado o derretimento das calotas polares e geleiras, resultando na elevação do nível do mar. Isso, por sua vez, ameaça comunidades costeiras em todo o mundo, aumentando o risco de inundações, erosão e perda de terras. Além disso, o aquecimento global está exacerbando eventos climáticos extremos, como furacões mais intensos, secas prolongadas e incêndios florestais devastadores. Isso tem sérias consequências para a agricultura, a segurança alimentar e a biodiversidade.

Causas do Aquecimento Global:

Emissões de Gases de Efeito Estufa: As principais causas do aquecimento global são as emissões de gases de efeito estufa, especialmente o CO2 proveniente da queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural.

Desmatamento: O desmatamento contribui para o aquecimento global, uma vez que as árvores absorvem CO2 e sua remoção libera esse gás na atmosfera. As árvores também liberam grande quantidade de água por evapotranspiração ajudando na formação das chuvas e regulação do clima.

Agricultura Intensiva: A agricultura intensiva é responsável por emissões significativas de gases de efeito estufa, devido ao uso de fertilizantes nitrogenados que liberam N2O. A criação de gado para abate e indústria de laticínios é um grande emissor do gás metano já que uma vaca que consumiu 32,678 kg de alimento irá produzir aproximadamente 0,2287 kg de metano por dia, o que gera em média 100 kg de metano por ano a cada vaca.

Consequências do Aquecimento Global:

Mudanças Climáticas: O aumento das temperaturas globais leva a mudanças climáticas drásticas, incluindo eventos climáticos extremos, como secas, inundações e tempestades mais intensas.

Derretimento de Gelo e Elevação do Nível do Mar: O aquecimento global contribui para o derretimento das calotas de gelo e geleiras, resultando na elevação do nível do mar, o que ameaça áreas costeiras.

Impactos na Biodiversidade: Mudanças no clima afetam os ecossistemas, levando à extinção de espécies e mudanças nos padrões de migração de animais.

Como diminuir o Aquecimento Global:

Redução de Emissões: A redução das emissões de gases de efeito estufa é fundamental. Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com