TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Unopar

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.979 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

       O estudo da citologia é um assunto muito relevante e necessário para a compreensão da funcionalidade da célula como unidade viva, bem como seu mecanismo de interação com o meio. Para tanto, se faz imprescindível conhecer as estruturas básicas das células, suas organelas e respectivas funções, além de saber diferenciar os tipos celulares procariontes e eucariontes diversos. No entanto, é muito difícil lecionar este conteúdo de forma dinâmica uma vez que esse assunto fica limitado para a maioria dos estudantes por meio de ilustrações de livros, slides e internet.

           Quando abordado no ensino fundamental, médio e superior o estudo da célula tornam-se complexo, devido as células não ser estruturas possíveis de serem ver ao olho nu, sendo necessário a utilização de um microscópio. Além de ser de difícil compreensão para os estudantes, as células se dividem em diferentes tipos, o que dificulta mais ainda distinguir a sua importância no organismo, bem como nomear cada organela celular, suas funções e ainda compreender que as células vegetais e animais diferenciam em suas estruturas e composição, o que implica ainda mais em todas essas dificuldades.

          Dessa forma, o ensino da citologia é sempre um desafio para os professores, não importando qual seja o nível, sendo necessários manobras para combater as limitações e proporcionar o entendimento por parte dos alunos.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Tarefa 1

1) O conteúdo sobre fotossíntese é abordado tanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental como no Ensino Médio. Esse assunto tem suas especificidades para cada uma dessas etapas de escolaridade. Para você conhecer o que deve ser ministrado em cada etapa sobre o conteúdo Fotossíntese consulte dois livros de Ciências (Anos Finais) e dois livros de Biologia (Ensino Médio), que podem ser de 2015 a 2021, e, discuta como deve ser tratado em ambas as etapas de escolaridade.

         Você poderá observar e comparar no material consultado o nível de avanço desse conteúdo, em que ano é ministrado e quais as sugestões de recursos didáticos a serem utilizados pelo professor são apresentados nos livros analisados.

      No ensino fundamental, os alunos ainda não estão familiarizados com o estudo de todas as ciências naturais, que trazem os ensinos da química, física e biologia, no 4º ano são abordados algumas temáticas mas de forma mais superficial, dessa forma quando abordamos o tema fotossíntese temos que ter cautela para abordar de forma que não seja complexa para os alunos, no entanto precisamos passar de forma clara como os processos acontecem. Diferentemente do ensino médio, onde os alunos já começam a estudar as reações químicas, os elementos químicos, assim, o conteúdo pode ser de fato mais bem apresentado, abordando todo, uma vez que podemos lecionar a biologia correlacionando as reações químicas que acontece nas etapas da fotossíntese.

B) Tarefa 2

1) A educação possui a responsabilidade com o objetivo de formar o cidadão para que seja autônomo e possa viver a liberdade dentro de seu contexto. Contudo, na relação entre o conhecimento científico e a educação, observa-se o seguinte ciclo: A ciência produz conhecimento; o cientista pesquisa e registra os resultados colhidos. A educação, por sua vez, lida com o que a ciência produz; o professor ensina, pesquisando o conteúdo disponibilizado pela ciência. Porém, ao chegar à sala de aula, o conhecimento científico que antes era vivo, passa a ser apenas um conjunto de dados em um livro didático.

Diante disso, sugere-se que ao longo de sua PTI, além de justificar histórica, social e politicamente a temática proposta, você também procure contemplar o seguinte questionamento: De que maneira o professor pode promover a aproximação do mundo para os/as estudantes, no lugar de apenas reproduzir um conteúdo?

        Acredito que a melhor forma de um professor trazer os conteúdos abordados nos livros didáticos para a vida real é através de práticas. No nosso cotidiano, o tempo todo estamos rodeados de ciências, no entanto, a forma que a ciência é ensino para os alunos acaba criando um submundo, onde todas as coisas questão armazenadas no livro fazem parte de um mundo imaginário. No entanto, tudo que as ciências naturais explicam são as reações, são as explicações de tudo que nos cercam, então acredito que nós como bons professores de ciências temos o dever de tirar isso da caixinha e proporcionar um ensino que proporcione aos alunos enxergar o quanto a ciência é importante e está presente em todos os lugares. Ao olhar uma folha de um vegetal relacionar a todas as estruturas e unidades que estão presentes nela microscopicamente e entre outros

C) Tarefa 3

1) Explique as diferenças entre a célula animal e vegetal, apontando as estruturas exclusivas da célula vegetal e suas funções.

         São muitas as diferenças entre célula animal e vegetal, isso se dá devido a presença e ausência de determinadas organelas. As células são as unidades fundamentais da vida, sendo encontradas em todo e qualquer ser vivo, com exceção dos vírus. Embora apresentem algumas características em comum, algumas possuem peculiaridades, sendo esse o caso das células animais e vegetais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (246.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com