TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO AULA PRATICA ANTIBIOGRAMA

Por:   •  25/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  2.073 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA

PROFESSORA: MÁRCIA

BANCADA 3

RELATÓRIO AULA PRATICA

ANTIBIOGRAMA

INTRODUÇÃO

        Diferentes espécies e linhagens microbianas têm graus distintos de suscetibilidade a agentes quimioterápicos. Além disso, a suscetibilidade de um microrganismo pode se alterar com o tempo, mesmo durante o tratamento com um fármaco específico. Assim, o médico precisa conhecer a sensibilidade do patógeno antes de iniciar um tratamento (TORTORA, 2012).

        Diversos testes podem ser utilizados para indicar qual é o melhor agente quimioterápico para combater um patógeno específico, um deles é a eluição do disco em ágar, conhecido também como antibiograma. Um dos testes de sensibilidade mais simples e confiáveis, porém é difícil a reprodução dos resultados (Anvisa 2017).

        Consiste na distribuição de discos de antibióticos em placa de ágar contendo inóculo bacteriano previamente diluído, em seguida as placas são incubadas à temperatura de 35°C por um período de 16 à 24 horas.

Após esse tempo, é realizada a leitura do antibiograma através da medição dos alos formados.Com o auxílio de uma régua, mede-se o alo formado e verifica-se o diâmetro, classificando o antibiótico como: sensível, intermediário ou resistente, comparando com os critérios publicados pelo CLSI (Anvisa, 2017).

        Os resultados desse teste indica se o fármaco analisado é sensível, intermediário ou resistente à aquele microrganismo específico, auxiliando o profissional de saúde no momento da prescrição medicamentosa. (TORTORA, 2012).

OBJETIVOS:

        - Testar a susceptibilidade a antimicrobianos pela metodologia de eluição do disco em ágar.

        - Observar na prática, a sensibilidade ou resistência dos microrganismos aos antibióticos testado.

MATERIAIS E MÉTODOS

- Cultura de Escherichia coli.

-Swab esterilizado.

- Ágar Mueller-Hinton.

- Pinça esterilizada.

- Discos de antibióticos (Ciprofloxacina, Sulfazotrim, Amicacina, Norfloxacina, Cefoxitina, Penicilina, Ampicilina, Gentamicina, Clindamicina e Cefalotina).

- Bico de Bunsen

O swab esterilizado foi umedecido na cultura de E. coli sendo o excesso retirado nas paredes do tubo, já haviam duas placas preparadas com o meio Mueller-Hinton e as bactérias foram então espalhadas sobre a superfícies desse meio, de modo homogêneo.

Com um auxílio de pinça esterilizada, os discos de papel contendo os antibióticos em concentrações conhecidas foram colocados sobre a superfície do meio, fazendo uma leve compressão sobre o disco para facilitar a adesão sobre o meio de cultura já semeado. Após esse processo as placas foram incubadas em estufa 37ºC.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após o tempo de incubação, os alos ao redor dos discos foram medidos usando régua milimétrica e comparados com uma tabela já pré-estabelecida.  Tendo os resultados citados abaixo:

  • Ciprofloxacina: alo de 27 mm =>  resistente.
  • Sulfazotrim: alo de 22mm => sensível
  • Amicacina: 27mm => sensível
  • Norfloxacina: 34mm => resistente
  • Cefoxitina: 21mm => sensível
  • Penicilina: Não apresentou alo => resistente
  • Ampicilina: 18mm => sensível
  • Gentamicina: 19mm => sensível
  • Clindamicina: 11mm => resistente
  • Cefalotina: 9mm => resistente

        Os resultados observados nos permitem concluir que a difusão dos antibióticos é diferente na mesma placa. Abaixo temos uma tabela onde são comparados os resultados das três bancada, e que nos mostra que apesar de ser o mesmo tipo de bactéria, ela se comporta de maneira diferente mediante aos antibióticos, nos comprovando que a resistência bacteriana sofre influência de vários fatores.

        Para o resultado ser mais confiável, há a necessidade de repetir o experimento padronizando o procedimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (338.9 Kb)   docx (233.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com