TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Pulmões

Por:   •  19/12/2019  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo:

Porção respiratória

A porção respiratória se inicia nos bronquíolos respiratórios o qual delimita está da porção condutora. Este, é um tubo curto, as vezes ramificado e com a presença de várias descontinuidades em sua matriz celular. Está proporciona que seu lúmen se comunique diretamente com os alvéolos pulmonares.

A superfície interna dos bronquíolos respiratórios é revestido por epitélio simples, podendo conter células em clava.

A partir do prolongamento dos bronquíolos respiratórios, ocorrem um aumento de descontinuidades de sua parede acompanhada de alvéolos que se abrem no seu lúmen. Devido está configuração ocorre o surgimento do ducto alveolar. Estes, são revestido por epitélio simples e cúbico, mas um epitélio simples pavimentoso pode ser visto em suas extremidades.

Os ductos alveolares são constituídos de fibras elásticas e fibras reticulares, as quais vão ser imprescindível no processo respiração. As vibras reticulares servem de suporte para os capilares sanguíneos interalveolares e para a parede dos alvéolos, impedindo a distensão excessiva dessas estruturas, além de eventuais lesões.

Na porção final do ducto alveolar é encontrado um único alvéolo  ou mais, também chamados de sacos alveolares. Estes são as estruturas esponjosas do parênquima pulmonar ocupando a parte das extremidades das árvores brônquica além  de ser responsável por maior parte do volumes dos pulmões.

Os septos alveolares são componentes da parede dos alvéolos constituídos de duas camadas de células epiteliais e uma lâmina de tecido conjuntivo formada de fibras elásticas e reticulares. Das camadas em contato com o ar do lúmen alveolar estão os pneumócito tipo I que tem função de formar uma membrana que possibilite a trocas de gases entre o lúmen alveolar e o tecido intersticial e impedir a passagem de líquido, e o pneumócito tipo 2 que são células responsáveis por diversas funções e uma das mais importantes é reduzir a tensão superficial dos alvéolos através da produção de secreções surfactantes lipoproteica. A saber, estes dois tipos de células são ligadas entre si por meio de desmossomos e junções oclusivas.

No interior dos septos alveolares são encontrados macrófagos, células dendítricas, fibroblastos e leucócitos, os dois últimos em populações menores. Além de, células endoteliais dos capilares como importante componente desses septos.

A barreira hematoáerea é formada por quatro estruturas: o citoplasma do pneumócito I, a lâmina nasal dessa célula, a lâmina nasal do capilar sanguíneo situado no interior do septo interalveolar e o citoplasma da célula endotelial do capilar. Por tanto, através dessas estruturas ocorre as trocas gasosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (25 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com