TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Humano

Por:   •  9/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

Tema 1: Ser Humano

Os seres humanos fazem parte da biodiversidade da Terra, são mamíferos inseridos em diversas conexões, nos mais variados ecossistemas, muitas vezes comparado com outros seres vivos, não são identificados como uma espécie biológica.

Para se manterem vivos, os seres humanos precisam realizar funções vitais, como respirar, alimentar-se e reproduzir-se, da mesma forma os outros seres vivos.

O funciona do organismo humano, bem como o dos outros seres vivos, envolve reações químicas e adaptações ao meio ambiente.

Características dos seres humanos

Os seres humanos possuem um conjunto de características exclusivas que lhe permitem desenvolver-se de maneira diferente dos outros mamíferos.

Sendo bípedes, caminham sobre as duas pernas, o que possibilita que as mãos fiquem livres para carregar objetos e comida e que os olhos se elevem, aumentando seu campo de visão.

O polegar opositor é uma característica de todos os primatas, inclusive dos seres humano. Ele permite agarrar objetos e manipular ferramentas de forma mais precisa.

O aumento do volume cerebral, relativo ao tamanho do corpo, quando comparado aos outros primatas, permitiu aos seres humanos o desenvolvimento da linguagem da cultura e da arte.

A linguagem humana difere da de outros animais por permitir agrupar palavras, formular frases e ideias, e não apenas por comunicar situações imediatas.

Por dentro somos todos iguais

Interiormente o funcionamento e a organização do organismo dos seres humanos são semelhantes entre si.

O organismo humano, assim como o de todos os seres vivos, é formado por trilhões de células que se organizam em tecidos.

Os tecidos se organizam em unidades funcionais especializadas, chamadas órgãos. Cada um deles realiza uma determinada função do corpo. Grupos de órgãos que funcionam juntos para realizar uma atividade funcional do corpo são chamados de sistemas.

As reações químicas que ocorrem para manter o ser humano vivo são as mesmas em qualquer pessoa.

Veja a seguir os sistemas, os órgãos que o compõem e suas funções:

Sistema Órgão que o compõem

Funções

Digestório Boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos, fígado, pâncreas e ânus.

Processamento de alimentos (ingestão, digestão, absorção e eliminação).

Cardiovascular Coração, vasos sanguíneos e sangue. Distribuição interna de substancias.

Respiratório Pulmões, traqueia, outros tubos respiratórios. Respiração.

Imune e Linfático Medula óssea, nodos linfáticos, timo, baço, valos linfáticos, glóbulos brancos. Defesa do corpo.

Excretor Rins, ureteres, bexiga e uretra. Eliminação de resíduos metabólicos.

Endócrino Hipófise, tireoide, pâncreas, adrenal e outras glândulas secretoras de hormônios. Coordenação de atividades do corpo, detecção de estímulos e resposta a eles.

Genital Ovários ou testículos e órgãos associados. Reprodução.

Nervoso

Cérebro, medula espinal, nervos e órgãos dos sentidos. Coordenação de atividades do corpo, detecção de estímulos e respostas a eles.

Tegumentar Pele e derivados (como pelos e glândulas da pele). Proteção contra danos mecânicos, infecções, dessecamento e termorregulação.

Esquelético

Esqueleto (ossos, tendões, ligamentos, cartilagem). Apoio para o corpo, proteção dos órgãos internos, movimento.

Muscular Músculos esqueléticos. Locomoção e outros movimentos.

Células, tecidos e órgãos

As células que compõem o corpo humano podem ter diferentes formas e funções, mas sua estrutura básica é a mesma.

A membrana plasmática envolve a célula atuando como uma barreira seletiva que permite a passagem suficiente de oxigênio, resíduos e nutrientes.

O citoplasma é a região compreendida entre o núcleo e a membrana plasmática.

O núcleo normalmente é bem evidente nas células em que está presente. Ele é delimitado por uma membrana e, em seu interior, há DNA organizado em cromossomos. As células eucarióticas apresentam um núcleo que abriga o DNA.

DNA: é a sigla, em inglês, para “ácido desoxirribonucleico” contendo as informações genéticas do ser humano.

Organelas celulares

As Organelas Celulares são: compartimentos localizados no interior das células, delimitados por membranas, com funções especificas. Limitam espaços no citoplasma, possibilitando a ocorrência simultânea de reações químicas que seriam incompatíveis.

Ribossomos: Os ribossomos podem estar livres ou ligados a outra organela, o retículo endoplasmático rugoso. São responsáveis por produzir diferentes tipos de proteínas que podem ser utilizadas dentro da própria célula, na formação de novas membranas, por exemplo. As proteínas produzidas também podem ser liberadas para o exterior da célula, desempenhando funções em outros pontos do organismo.

Retículo endoplasmático rugoso: Sua rugosidade está relacionada a ribossomos ligados às paredes externas de sua rede de túbulos e sacos membranosos. Sua função é produzir hormônios em alguns tipos de células e membranas para a própria célula, auxiliados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com