TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Linfático

Por:   •  31/8/2017  •  Abstract  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema Linfático

É uma complexa rede de órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos , capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam a linfa (fluído linfático) dos tecidos para o sistema circulatório; ou seja, uma rede de vasos, que se assemelham às veias, espalhados por todo o corpo com a função de recolher o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, onde este é filtrado e reconduzido à circulação sanguínea. Também é um grande colaborador no sistema imunológico, pois juntos com os glóbulos brancos protegem-nos contra invasores (bactérias e vírus).

A linfa, que circula pelos vasos sanguíneos, é um líquido transparente, esbranquiçado (pode ser amarelado ou rosado), alcalino e de sabor salgado. Cerca de  da linfa advém do fígado e do intestino. Muito parecida com o sangue, não possui hemácias, apesar que contém glóbulos brancos; onde 99% são linfócitos (no sangue representam cerca de 50% do total de glóbulos brancos). A linfa se transporta pelos vasos linfáticos e é filtrada nos linfonodos (gânglios linfáticos ou nódulos linfáticos), depois de filtrada vai para o sangue.[pic 1]

  • Circulação linfática

A absorção dos detritos e macromoléculas que são produzidas durante o seu metabolismo ou que o sistema sanguíneo não consegue captar é feita pela circulação linfática.

Tendo a mesma composição que o líquido intersticial (líquido que sai dos vasos sanguíneos que entra no espaço entre células corpóreas), a linfa coletada através dos capilares linfáticos e conduzida para dentro do sistema linfático.

Devido as contrações débeis dos músculos, da pulsação das artérias próximas, a linfa consegue percorrer todo o corpo. Os vasos linfáticos possuem válvulas que impedem o refluxo; caso um vaso sofra alguma obstrução, o líquido se acumula na zona de afetamento e produz o inchaço que conhecemos como edema.

[pic 2]

  • Sistema linfático humano

Não é um sistema fechado e não possui uma bomba central. A linfa só depende de agentes externos para circular; move-se lentamente e com baixa pressão devido a compressão provocada pelos movimentos dos músculos. O fluído é transportado para vasos linfáticos maiores e acumula-se no ducto linfático direito ( linfa da parte direita superior do corpo) e no duto torácico (resto do corpo), estes se ligam direto a veia subclávia, no sistema circulatório, esquerda e direita.

[pic 3]

O ducto linfático direito corre ao longo da borda medial do músculo escaleno anterior na base do pescoço e termina na junção da veia subclávia direita com a veia jugular interna direita. As suas válvulas semilunares, encontrada nos orifícios, evita a passagem do sangue venoso para o ducto. Este conduz a linfa para circulação sanguínea para as seguintes regiões: lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax, membro superior direito, pulmão direito, lado direito do coração e face diafragmática do fígado. Já o ducto torácico, conduz a linfa de maior parte do corpo para o sangue. Tronco comum a todos os vasos linfáticos, excetos os que já foram listados acima. Se estende da segunda vértebra lombar até a base do pescoço; começa no abdômen por uma dilatação, a cisterna do quilo,entra no tórax através do hiato aórtico do diafragma e sobe entre a aorta e a veia ázigos. Termina no ângulo formado pela junção da veia subclávia esquerda com a veia jugular interna esquerda.

  • Órgãos linfáticos:

Formado por: baço, linfonódos (nódulos linfáticos), tonsilas palatinas (amígdalas), tonsila faríngea (adenóides) e o timo (tecido conjuntivo reticular linfóide rico em linfócitos). Este contém uma armação que suporta a circulação dos linfócitos e outras células imunológicas, como macrófagos e células dendríticas.

  1. Baço:

Situado na região do hipocôndrio esquerdo, todavia sua extremidade cranial se estende na região epigástrica. Localizado entre o fundo do estômago e o diafragma. Mole e de consistência muito frágil, com uma coloração púrpura escura e altamente vascularizado, o seu tamanho e peso varia muito. É um órgão linfóide, apesar de não filtrar a linfa, porém interposto na circulação sanguínea, onde a drenagem venosa passa obrigatoriamente pelo fígado. Possui muitos macrófagos que destroem micróbios, restos de tecidos, substâncias estranhas, através da fagocitose. O baço “limpa” o sangue; também tem participação na defesa de agentes infecciosos. Suas principais funções são de reserva de sangue, no caso de uma hemorragia intensa, destruir glóbulos vermelhos e preparar uma nova hemoglobina a partir do ferro liberado da destruição dos glóbulos vermelhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (270.1 Kb)   docx (231.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com