TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Nervoso

Por:   •  31/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.749 Palavras (11 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 11

1.RESUMO

O objetivo deste trabalho é apresentar sucintamente o Sistema Nervoso, que é o sistema que nos permite a interação e a percepção no nosso ambiente; bem como sua anatomia e principais divisões, funções e fisiologia normal.

Como se trata de uma parte muito importante, acaba por fazer com que qualquer tipo de doença ou problema nessa área seja de extremo prejuízo ao corpo. Elas afetam principalmente a coordenação motora e até colocam em risco a vida e os movimentos daqueles que a possuem.

Evidenciaremos algumas das doenças do sistema nervoso: Acidente Vascular Cerebral, Parkinson e Esclerose Múltipla

2. INTRODUÇÃO

Sistema nervoso deriva seu nome de nervos, que são cilindros de fibras que derivam do cérebro e da medula central, e se ramificam repetidamente para realizar inervação de todas as partes do corpo.

O sistema nervoso é responsável por despachar estímulos a todos os outros sistemas e órgãos do corpo. É ele que coordena, por meio da transmissão de sinais, as ações voluntárias e involuntárias, habilidade que garante o funcionamento do organismo e a vida. Este sistema possui duas partes principais: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).

O sistema nervoso coordena várias ações do corpo humano. Ele está relacionado aos movimentos, músculos, sentidos e coordenação motora.

Estímulos e diversos tipos de informações são captados por receptores sensitivos (também conhecidos como neurônios receptores ou aferentes) do nosso corpo. Uma inflamação, ferimento na pele, aumento e diminuição de temperatura externa são captados por estes receptores. Os neurônios sensitivos transmitem quase instantaneamente estas informações e estímulos para o encéfalo e ou medula espinal.

Este sistema do organismo é composto por neurônios e nervos, estruturas complexas e que podem ser atingidas por diversas doenças. As principais patologias do sistema nervoso podem levar ao risco de morte ou deixar sequelas graves.

3. SISTEMA NERVOSO

3.1 Anatomia do Sistema

O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central (SNC), composto pelo encéfalo e pela medula espinhal, e sistema nervoso periférico (SNP), composto de todos os nervos e seus componentes fora do SNC.

A diferença entre os dois é o SNC está protegido por pelo menos uma das duas estruturas ósseas a seguir: crânio e vértebras. No caso da Medula Espinhal, as vértebras se unem longitudinalmente e formam o canal raquiano. Já em relação às estruturas superiores que formam o SNC, os ossos do chamado neurocrânio articulam-se firmemente para alojar as estruturas do Encéfalo.

• A medula espinhal é constituída por diferentes segmentos – cervical, causal, lombar, raiz dorsal, sacral e ventral.

• O encéfalo pode ser ainda subdividido em três regiões anatomicamente distintas: o Cérebro, o Tronco Encefálico e o Cerebelo.

- Tronco Encefálico: também designado Tronco Cerebral, está localizado posteriormente ao clivo do osso occipital, ocupando o espaço mais anterior da fossa intracraniana posterior. Ele é subdividido em três estruturas segmentares e bem distintas anatomicamente: o Bulbo (ou Medula Oblonga), a Ponte e o Mesencéfalo.

- Cerebelo: é constituído por dois hemisférios e o verme que se situa entre eles. Está ligado ao Tronco Encefálico pelos três pares de pedúnculos cerebelares: superior, médio e inferior.

- Cérebro: é composto pelos hemisférios cerebrais (Telencéfalo) e estruturas diencefálicas mais inferiores e profundamente relacionadas. É a região mais desenvolvida do SNC.

-Diencéfalo: é integrado por quatro regiões: Hipotálamo, Subtálamo, Tálamo e Epitálamo. Eles estão localizados profundamente e estabelecem conexões com praticamente todas as outras estruturas do sistema nervoso, direta ou indiretamente. O Diencéfalo compreende inúmeros núcleos e importantes feixes de fibras nervosas, como tratos motores descendentes e sensitivos ascendentes, além de outras estruturas relacionadas às funções límbicas.

- Telencéfalo: é constituído pelos hemisférios cerebrais, um de cada lado. Representa o maior volume do SNC situado dentro do crânio e, funcionalmente, é destaque.

Fonte: <<http:www.auladeanatomia.com.>>

Com objetivo de proteger esse sistema, existem membranas de tecido conjuntivo que revestem o encéfalo e a medula espinhal, que são as meninges. Estas três camadas, de fora para dentro são: dura-máter, aracnóide e pia-máter.

• Dura-máter: é a meninge localizada mais externamente, formada por um tecido conjuntivo denso, contínuo com o perióstio dos ossos da caixa craniana.

• Aracnóide: é uma membrana sem vascularização que se divide em duas partes, uma formada por traves que conecta a aracnóide com a pia-máter, e a outra em contato com a dura-máter e sob a forma de membrana. Os espaços entre as traves dão origem ao espaço subaracnóide, onde está presente o líquido cefalorraquidiano, que protege o sistema nervoso central contra traumatismos.

• Pia-máter:é extremamente vascularizada e encontra-se aderida ao tecido nervoso, apesar disso não está em contato com as células ou fibras nervosas.

3.2 Fisiologia do Sistema

A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, designada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que acontecem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.

As células nervosas constituem conexões entre si de tal forma que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, provocando uma reação em cadeia.

Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio:

• Corpo celular: a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.

• Dentritos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com