TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Bromatologia

Por:   •  24/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE BROMATOLOGIA

POLYANNE LYVIA NUNES OLIVEIRA CARLOS

MATRÍCULA 26026041

BIOMEDICINA 4º SEMESTRE TURMA:UPS0050104DMA

TURNO MANHÃ

RESUMO MATÉRIA

        Bromatologia é o estudo dos alimentos. Permite conhecer a sua composição qualitativa e quantitativa, o significado higiênico e toxicológico das alterações e contaminações, como e porque ocorrem e como evitá-las.

        A Bromatologia tem as seguintes áreas de atuação: Química, Bioquímica, Botânica, Zoologia, Biologia Molecular, Bromatologia legal, Análise dos alimentos, Tecnologia dos alimentos, Toxicologia do alimento, Bioquímica dos alimentos, Microbiologia dos alimentos, etc

        As principais análises bromatológicas são: físico-química, microscópica, microbiológica, nutricional, vida útil e sensorial. Para a realização destas análises o profissional dosa a massa (gravimetria), e faz a dosagem do volume (volumetria).

        O profissional que trabalha com Bromatologia, faz as análises bromatológicas e pode atuar em indústrias, Universidade e Instituto de Pesquisa e alguns Órgãos , o objetivo do trabalho desses profissionais era analisar uma determinada quantidade de alimento em menor tempo e menor custo.

        O profissional que trabalha na área de Bromatologia trabalha com alimentos, que é toda a substância destinada a fornecer ao organismo os elementos normais à sua formação, manutenção e desenvolvimento. Alimentos aptos são aqueles que não possuem substancias não autorizadas (genuínos), os alimentos não aptos são os impuros, impróprios, ou nocivos à saúde, tem composição química e caracteristicas alteradas.

        Alterados, copiam a aparencia e características gerais de outro alimento (falsificados) ou capazes de causar doença ou infecção (containados). Os alimentos podem ser fraudados das seguintes maneiras: por deluição, substituição, realce artificial, uso de biocidas não aprovados, remoção de constituintes autenticos, informação falsa do valor nutricional, alegação fraudulenta do rótulo, formulaçao de um produto falso e falsificações e mercado negro.

        As boas práticas de laboratório é um sistema da qualidade que abrange o processo organizacional e as condições nas quais estudos não-clínicos relacionados à saúde e à segurança ao meio ambiente são planejados, desenvolvidos, monitorados, registrados, arquivados e relatados. Os principais objetivos são conhecer  a estrutura, equipamentos (EPC-equipamento de proteçao coletiva, EPI-equipamento de proteção individual) e normas de condutas, também faz avaliações de riscos de acidentes e cumprimentos de normas e procedimentos de emergencias.

        Existem vários riscos dentro do laboratório, como exemplo físico, químico, biológico, ergonômico e acidentes.

        O gerenciamento da qualidade deve observar a metodologia 5S : utilização, ordenação, limpeza, saúde e disciplina.

PREPARAÇÃO DAS SOLUÇÕES

Mistura: são dois ou mais compostos entram em contato, mantendo suas propriedades químicas.

Heterogêneas: Identificação de componentes na mistura (diferentes fases)

fase: Caracteristica Visual – cor e estado físico dos componentes (bifásico, monofásico, trifásico etc..)

Homogênea: não é possível identificar os componentes na mistura

solução é uma mistura homogênea, um soluto (componente presente em menor quantidade) mais um solvente (componente presente em maior quantidade), a água por exemplo é um solvente universal. Na solução aquosa o solvente é a água, e na solução não aquosa, o solvente é um composto orgânico.

Exemplos de soluções

         soluções aquosas

          soluções líquidas

        soluções sólidas

Ar

Água

Aço

Metano

Soro Fisiológico

Broze

Vinho

latão

Vinagre

ouro

gasolina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com