TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE PONTOS NOTÁVEIS DE UM TRIÂNGULO

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 5

O USO DO SOFTWARE GEOGBRA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PONTOS NOTÁVEIS DE UM TRIÂNGULO

Trindade, Elizabete Miranda 1; Fonseca, Marco Aurélio Meira 2.

1Discente. Licenciatura em Matemática. IFNMG Campus Salinas; 2Docente. Licenciatura em Matemática. IFNMG Campus Salinas.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar as potencialidades do software geogebra no ensino da geometria euclidiana plana, dando enfoque ao estudo de pontos notáveis de um triângulo qualquer. Para isso, o presente trabalho baseou-se na ideia de autores que defendem o uso de softwares matemáticos em prol de um ensino eficaz da geometria. É feita uma breve abordagem da necessidade apresentada pela sociedade contemporânea em relação à adoção do uso da tecnologia no âmbito escolar, confrontando assim, o modelo tradicional de ensino. Em seguida, são ressaltadas algumas contribuições da utilização de softwares matemáticos no processo de ensino-aprendizagem, desta forma, o software GeoGebra apresenta-se como um método didático alternativo para o ensino da geometria euclidiana plana.

Palavras-chave: softwares; GeoGebra; geometria plana, triângulos;

Introdução

Na atualidade, percebe-se cada vez mais a dificuldade apresentada pelos alunos em relação ao aprendizado da matemática. Muitos não conseguem colocar em prática o que é abordado em sala de aula ou até mesmo realizar operações básicas envolvendo soma, subtração, multiplicação e divisão. Com a geometria, não tem sido diferente, uma vez que problemas simples, como calcular a área de um terreno retangular torna-se um grande desafio para a maioria dos alunos. Vários fatores vem contribuindo para que as dificuldades relacionadas ao ensino da geometria estejam presentes no âmbito escolar como, por exemplo, a pouca abordagem deste conteúdo e a utilização de recursos ultrapassados para o seu ensino.

Dessa forma, torna-se necessário rever alguns conceitos impregnados no âmbito escolar em prol de um ensino significativo dos conceitos matemáticos pertinentes à área da geometria. Um deles é a presença da cultura da aula tradicional, que se destaca como um dos principais obstáculos para que ocorra uma aprendizagem inovadora, além do currículo engessado, conteudista e a formação ineficiente de professores e alunos, que leva os professores a privilegiarem o ensino verticalizado, a formação e o monopólio da fala. Além destes fatores, a utilização de recursos que pouco contribuem para o ensino de uma geometria dinâmica, também implica em um aprendizado deficiente deste conteúdo.

Embora uma série de novas tecnologias tenha sido desenvolvida direcionada para o ensino, a abordagem das mesmas é bastante rara nas escolas. O que mais se utiliza são recursos tradicionais

________________

Apoio financeiro: FAPEMIG, CNPq etc

Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IFNMG etc: nº 123/2009

como o livro didático, a velha lousa e giz. Moran (2007, p. 53) declara que “as tecnologias são cada vez mais multimídia, multissensoriais. As gerações atuais precisam, mais do que antes, do toque, da muleta audiovisual, do andaime sensorial”. Neste sentido, é possível notar uma incompatibilidade entre os métodos tradicionais de ensino e a demanda da sociedade atual, uma vez que esta se dispõe de recursos tecnológicos constantemente em seu cotidiano para o exercício de diversas tarefas. A partir dessa análise, torna-se necessário inserir no âmbito escolar a discussão acerca da adoção dessas novas tecnologias em prol de um ensino significativo e atual. Neste sentido, softwares matemáticos de geometria dinâmica, tais como o GeoGebra apresentam-se como recursos didáticos alternativos que permitem agregar ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática uma abordagem contemporânea e interativa.

Leite (2013) declara que os softwares de geometria dinâmica proporcionam melhor visualização dos conceitos estudados por permitir inúmeras manipulações, substituindo assim as imagens estáticas características dos livros didáticos. Por esse motivo, o caráter dinâmico desses softwares permite que haja uma evolução no aprendizado do aluno por meio da interação ativa com os conteúdos abordados, podendo verificar propriedades por meio de suas observações.

Segundo Borba e Silva (2016) o dinamismo pertinente a estes softwares se atribui às possibilidades de traçar novos caminhos de investigação ao mesmo tempo em que se pode utilizar, manipular, combinar, visualizar e construir objetos geométricos. Além disso, os mesmos apresentam uma versatilidade de ferramentas virtuais embutidas que dispensam as que seriam necessárias para a síntese de construções geométricas no papel. Dessa forma, por permitir a interação do aluno com o conteúdo, melhor visualização de conceitos e definições e a disponibilidade de ferramentas virtuais os softwares dinâmica contribuem para a criação de um ambiente dinâmico para a construção do conhecimento.

Assim sendo, este trabalho visa avaliar as possíveis potencialidades do uso do GeoGebra juntamente com sequências didáticas como recurso didático para o ensino da geometria euclidiana plana, dando enfoque especial ao estudo de pontos notáveis de um triângulo qualquer.

Material e métodos/Metodologia

A. Materiais

Os materiais utilizados para a realização desta pesquisa serão computadores munidos do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com