TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refletir Sobre o Uso da Habilidade de Listening no Ensino da Língua Inglesa

Por:   •  8/2/2017  •  Monografia  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

2. METODOLOGIA

2.1 Metodologia Da Pesquisa

Com a finalidade de refletir sobre o uso da habilidade de Listening no ensino da língua inglesa na sala de aula da escola pública, foi realizada pesquisa de campo a Escola Estadual Dr. Dorival Brandão de Andrade, por meio da observação direta com levantamentos de dados na própria instituição durante o estágio supervisionado de língua inglesa no ano de 2015,[a] para que se obtivesse uma análise mais real de como a habilidade de Listening vem sendo ministrada na sala de aula. Foi possível observar pontos de vista dos alunos em relação ao ensino, aprendizagem, metodologia e interesses.

Para coletar os dados foram usados dois procedimentos: a observação [b]e o questionário. De acordo com Marconi e Lakatos:

 

A observação é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste somente em ver e ouvir, mas também em examinar os fatos ou fenômenos que se deseja estudar. (MARCONI E LAKATOS, 2002, p. 88).

Já o questionário, segundo KAUARK MANHÃES E MEDEIROS:

          

O questionário, numa pesquisa, é um instrumento ou programa de coleta de dados. A confecção é feita pelo pesquisador; o preenchimento é realizado pelo informante. A linguagem utilizada no questionário deve ser simples e direta para que o interrogado compreenda com clareza o que está sendo perguntado. (Kauark Manhães e Medeiros, 2010, p. 58).

Foi aplicado um questionário aos alunos contendo seis questões estruturadas previamente elaboradas, testadas e dispostas de forma objetiva e de múltiplas escolhas e outro para o professor de Língua Inglesa da escola campo, período matutino, sendo que este deveria informar sua formação profissional e o tempo que atua como professor. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que se justifica pela tentativa de obter informações satisfatórias para o bom desenvolvimento da análise de dados.

Para o recolhimento desses dados se entrevistou os alunos do terceiro, 3º, ano B, do turno matutino do Colégio Estadual Dr. Dorival Brandão de Andrade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com