TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE FERRAMENTAS TEXTUAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Por:   •  23/4/2016  •  Ensaio  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 7

B[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

LICENCIATURA EM QUÍMICA

O USO DE FERRAMENTAS TEXTUAIS COMO COMPLEMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA

Prof. Jorge Machado

Discentes: Sharlene Upton Monteiro      201210840041

                   Thayane Cristine Alves         201210840017

Belém/PA

2016

O USO DE FERRAMENTAS TEXTUAIS  COMO COMPLEMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA

SHARLENE UPTON MONTEIRO¹

THAYANE CRISTINE ALVES DOS SANTOS²

JORGE MACHADO³

RESUMO

A química faz parte da área das exatas e na maioria das vezes é mal interpretada pelos alunos na hora uma de uma explicação em sala de aula, por ser uma matéria exata ela não é tão contextualizada como deveria, pois os professores lecionam o conteúdo de uma forma mecanizada e repetitiva. Nos tempos atuais a disciplina vendo sendo mais explanada em forma de texto pelo ENEM, onde os alunos por meio de questões textuais devem interpretar a química não somente como fórmulas e equações, mas como aplicações do cotidiano. Essa visão da química é menos questionada em sala de aula, o que faz com que o aluno perca parte da aplicação da química. Oferecer o uso de ferramentas textuais é se utilizar de criatividade para o ensino de química, pois colocar diante dos alunos textos relacionados com o conteúdo trabalhado em sala, melhora não só seu desenvolvimento em relação à matéria, mais também auxilia sua percepção de como a química está inserida em seu meio.

Palavra-chave: Química; ferramentas textuais; ENEM.

INTRODUÇÃO

Este projeto visa mostrar a importância do uso de ferramentas textuais no ensino de química, é válido se utilizar de qualquer artifício que contribua para formação de conhecimento do aluno, textos complementares podem somar com outras ferramentas já utilizadas no ensino, tornando o conteúdo mais didático e interativo.

Segundo o PCN (parâmetros curriculares nacionais) todo professor, independente da área de atuação deve ter o texto como um instrumento de trabalho. Esta é uma proposta que deveria ser priorizada no cotidiano escolar, pois esta ferramenta proporciona ao aluno uma aprendizagem de leitura, questionamento, observação e geração de opinião.

Em pleno século XXI nos deparamos com um índice muito grande de analfabetismo em nosso país, muitos deles têm sua origem em uma má formação de conteúdo, este é um ocorrido que não deve recair somente no professor que leciona em sala, mas sim na falta de estruturação do ensino, marginalização da educação, condições de trabalho, tudo isso implica em de que forma este processo será realizado.

Na graduação temos á oportunidade de trabalhar com textos nas aulas de prática pedagógica, isto compõem nossa grade curricular e nos dar suporte para novas pesquisas na área de ensino, se nós como professores nos utilizamos desta ferramenta para melhorar o nosso entendimento, então porque privaríamos os nossos alunos de utilizá-los para uma melhor formação também. Esses questionamentos nos fazem analisar sobre como nós, professores, estamos nos preparando para ensinar e educar estes cidadãos.

Todos estes levantamentos são necessários para a criação de um ser crítico, capaz de tomar decisões relevantes sobre seu futuro, em nossas mãos está o poder de fazê-los construir argumentos, lidar com problemáticas, visualizar e aplicar o conhecimento adquirido em sala.

Segundo Paulo Freire o ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Então o professor não deve ser a única forma de obter o conhecimento, é necessário fazer o aluno buscar por novas formas de estudo, utilizando o professor para questionamentos e apontamentos, ou seja, uma complementação a sua base de descobertas.

Se indagarmos os professores sobre a frequência que utilizam textos em aula, ficaríamos surpresos em vê que poucos fazem, pois na área de exatas não é comum um professor trabalhar com diversidade textual, muitos optam por lecionar está matéria pelo simples fato de não ter que tender á esse lado da leitura, o que é uma coisa totalmente equivocada, só o fato de sermos licenciando, independente da área de formação é o fato que torna a leitura a base do nosso ensinamento, para aprendermos como ministrar o conteúdo é importante correr atrás de embasamento, o qual sem leitura é impossível de adquirir.

Através desses textos é possível relacionar a química com questões ambientais, conhecimentos gerais na química, informações que são relevantes para formação da matéria. O ENEM propõe unificar as matérias, formando eixos interdisciplinares, sendo que na química ainda há grande número de questões conteudistas, através de gráficos, tabelas e interpretação de textos.

Este projeto visa mostrar a importância que tem a contextualização para os alunos, situações retratadas em forma de texto tendem a exercitar a mente para as análises eminentes do assunto abordado, é uma forma de priorizar o ensino e permitir que o aluno tenha flexibilidade em aprender o conteúdo.

Os textos abordados serão direcionados á alunos do ensino médio, será feita uma analise do comportamento deles em relação á uma química contextualizada, trabalhadas com leituras de textos complementares, discussões em sala de aula, apresentação de seminários e aulas teóricas.

Estas práticas permitirão aos alunos desenvolver suas habilidades e explorar ideias e opções, se utilizar da criatividade não é uma tarefa muito fácil, visto que quando nós lidamos com o aluno em sala de aula, percebemos que ainda temos muito a caminhar para melhorar o ensino, quando é trago algo novo para eles, isso sempre gera desconfiança, e é nosso dever mostrar que o novo pode ser algo útil para ensinar.

A UTILIZAÇAO DE FERRAMENTAS TEXTUAIS

A utilização do método da leitura é uma forma de trabalhar o conteúdo de química em uma visão mais cotidiana, o principal problema existente é a falta de contextualização do conteúdo, às vezes repetir a mesma explicação não solucionará a deficiência que o aluno apresentará em sala, cabe aos professores buscar ferramentas que complementem o que está sendo dito.

Os textos abordaram assuntos de química envolvendo aplicações no cotidiano, como por exemplo, a importância da chuva ácida, efeito estufa, biocombustíveis, entre outros assuntos envolvendo esta disciplina. Os alunos terão á oportunidade de compreender como esses processos que estão sempre em evidência nos jornais ou nas redes sociais são importantes para o complemento da matéria em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com