TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.168 Palavras (17 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 17

O USO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Ediana Dresch[1]

Giseli Lopes

Luciana Aguiar

Sâmela Zanol

Sérgio Rocha

RESUMO

Este artigo tem por objetivo mostrar a música como influência no ensino/ aprendizagem, pois desde cedo as crianças tem a música em seu cotidiano. Muitos professores usam dessa ferramenta para ensinar suas matérias aos alunos, devido à integração de habilidades que oferece: ouvir, falar, ler e escrever. É necessário um trabalho de conscientização para tornar a música uma disciplina, tendo-a como ferramenta metodológica que atende os aspectos físicos, metal, social, emocional e espiritual. Tendo em vista a aceitação quando bem planejada e mostrando também as dificuldades e progressos da inserção da música como ferramenta de ensino, o desconhecimento, a falta de interesse por parte de alguns profissionais, além da estrutura e recursos nas escolas. Mediante as dificuldades alguns profissionais utilizam a música para facilitar a aprendizagem e diversificar as aulas que ministram, trazendo consigo mais resultados positivos.

Palavras chaves: Autodisciplina. Paciência. Sensibilidade. Coordenação.

ABSTRACT

This article aims to show the music as an influence on teaching / learning because early children have music in their daily lives. Many teachers use this tool to teach their subjects to students, due to the integration of skills that offers: listening, speaking, reading and writing. An awareness is required to make the song a discipline, having it as a methodological tool that meets the physical, metal, social, emotional and spiritual aspects. Given the acceptance when well-planned and also showing the difficulties and progress of integration of music as a tool of education, ignorance, lack of interest by some professionals, beyond the structure and resources in schools. By the difficulties some professionals use music to facilitate learning and diversify the classes that teach, bringing more positive results.

 Key words: Self-discipline. Patience. Sensitivity. Coordination.

INTRODUÇÃO

O trabalho com a Música na escola vem sendo desenvolvido há muito tempo, tendo bem em mente a missão de formar cidadãos, capazes de exercer sua cidadania. É possível uma reflexão diante dessa missão, pois é necessária algumas mudanças para tornar mais atrativo e eficiente. A música é uma das linguagens que o aluno precisa conhecer, mas não somente por essas características. A maior razão é ele poder aprender a sentir, a expressar e a pensar as manifestações sonoras, tão presentes no cotidiano e sempre em constante transformação como pode ser observado na linha do tempo.

Mas por que a música mexe tanto com o ser humano? O som é uma vibração que se propaga no ar, formando ondas sonoras que são captadas por nosso sistema auditivo. Depois de transformadas em impulsos elétricos, elas viajam pelos neurônios até o cérebro, onde são interpretadas. Lá, elas chegam primeiro a uma região onde são processadas as emoções e os sentimentos, antes de serem percebidas pelos centros envolvidos com a razão. E, quando isto acontece, ocorre a liberação de neurotransmissores responsáveis por deixar os circuitos cerebrais mais rápidos.

 A habilidade musical é tão importante quanto a lógica matemática e a linguística por auxiliar outros tipos de raciocínio. Pesquisas na área de neurociências comprovam que a memória, a imaginação e a comunicação verbal e corporal ficam mais aguçadas nas pessoas que escutam, estudam e praticam a música.

Por isso, que o ensino da música tem como objetivo: propor a reflexão quanto à aplicação da educação musical nas escolas da rede pública e privada; fazer reflexão sobre a importância da música na educação infantil para a formação dos futuros cidadãos. Para justificar o despreparo da parte docente, é importante frisar a falta de material de apoio, desconhecimento na área musical por parte dos educadores, excesso de conteúdo a serem aplicados em sala de aula e falta de disciplina dos alunos.

Música: Influência no Ensino/Aprendizagem

A música está presente em todos os lugares, desde cedo à criança ouve os sons e com o passar do tempo já escuta alguém cantar e consegue diferenciar da fala, sendo assim, a criança cresce tendo o contato com a música. Com o passar do tempo as crianças passam a vivenciar mais a fundo esse convívio, na vida escolar as canções são inseridas nas brincadeiras acredita-se que para não se tornarem chatas e monótonas. A inserção da música no contexto escolar tem o objetivo de instruir, facilitar a Aprendizagem e encorajar o afeto do aluno para consigo mesmo e para com o outro, bem como a socialização. Esta forma não verbal de educação satisfaz a criança que pode experimentar, por meio da música, alterações cognitivas, afetivas e sociais expressiva.

De acordo com Faria (2001) a música é um importante fator na aprendizagem, pois a criança desde pequena já ouve música, a qual muitas vezes é cantada pela mãe ao dormir, conhecida como: “cantiga de ninar”. A música é fundamental para o aprendizado, pois desde muito cedo a criança convive com a mesma. A música, além de contribuir para deixar o ambiente escolar mais alegre, pode ser utilizada desde para criar uma condição mais receptiva na chegada dos alunos, a um momento mais relaxante direcionando a um efeito calmante, após atividades que exigiram mais agitação e movimentos. Também, apresenta sua função na redução de tensão em momentos de avaliação e pode, e deve ser usada como um recurso no aprendizado de diversas disciplinas, principalmente na alfabetização – o momento de interagir lúdico abstrato concreto.

Barreto (2000, p.45), apresenta que:

Ligar a música e o movimento, utilizando a dança ou a expressão corporal, pode contribuir para que algumas crianças, em situação difícil na escola, possam se adaptar (inibição psicomotora, debilidade psicomotora, instabilidade psicomotora, etc.). Por isso é tão importante a escola se tornar um ambiente alegre, favorável ao desenvolvimento.

Existe uma indesmentível e forte correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música. Estas qualidades acompanharão os seus filhos ou filhas em qualquer caminho que escolham para a sua vida.  Onde a aprendizagem da música pode ter uma influência na formação das crianças que é apenas secundada pelo amor dos pais. A música tem forte potencial para transformar o comportamento do ser humano. Ela exerce forte influência na produção dos neurotransmissores, induzindo o ser humano a reações orgânicas. Utilizadas adequadamente, estas reações podem ser  positivas,  surtindo bons resultados. Contudo é necessário centrar a atenção para certos aspectos, que devem ser considerados quanto ao seu uso, como faixa etária, sexo majoritário do grupo e o objetivo da atividade entre outros. (PUCHTA, 1993)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (211.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com