TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito do processo de fertilização

Pesquisas Acadêmicas: O conceito do processo de fertilização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.273 Palavras (22 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1.EMBRIOLOGIA 2

2. GAMETOGÊNESE 2

3.ESPERMATOGÊNESE 2

3.1 DIVISÃO DA ESPERMATOGÊNESE 3

4. OVOGÊNESE 4

4.1 DIVISÃO DA OVOGÊNESE 5

5.FECUNDAÇÃO A VOLTA À DIPLOIDIA 7

6.CLIVAGEM DO ZIGOTO 8

7.ORGANOGÊNESE 9

8.GASTRULAÇÃO 10

9.NEURULA 11

10.TECIDO EPITELIAL 12

11.TECIDO CONJUNTIVO 13

12.TECIDO MUSCULAR 16

12.1TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO 17

12.2TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO 19

12.3TECIDO MUSCULAR LISO/NÃO ESTRIADO 20

13TECIDO NERVOSO 21

13.1CÉLULAS DE SCHWANN 22

13.2CÉLULAS DA GLIA 22

13.3 NERVOS 23

13.4 SINAPSE 24

14.TECIDO ÓSSEO 25

14.1CÉLULAS DO TECIDO ÓSSEO 25

15.TECIDO CARTILAGINOSO 26

16.TECIDO ADIPOSO 27

16.1TECIDO ADIPOSO BRANCO (UNILOCULAR) 28

16.2TECIDO ADIPOSO PARDO (MULTILOCULAR) 28

17. BIBLIOGRAFIA 30

1. EMBRIOLOGIA

O desenvolvimento humano inicia com a fertilização, a junção do espermatozoide (gameta masculino) com o óvulo (gameta feminino). Da união destas duas células, surge uma única célula, o zigoto, que contém informações genéticas provenientes do pai e da mãe. Este organismo unicelular (uma célula) é o inicio de todos nós. Esta célula se divide progressivamente, e dá origem a um ser multicelular, organizado em sistemas complexos.

2. GAMETOGÊNESE

Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.

O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos das células, originando células haploides. Na fecundação, a fusão de dois gametas haploides reconstitui o número diploide característico de cada espécie.

Nas mulheres este processo é denominado ovogênese, e nos homens, espermatogênese.

3. ESPERMATOGÊNESE

Processo que ocorre nos testículos, as gônadas masculinas, secretam a testosterona, hormônio sexual responsável pelo aparecimento das características sexuais masculinas (aparecimento da barba e dos pelos corporais em maior quantidade, massa muscular mais desenvolvida, timbre grave de voz, etc.).

As células dos testículos estão organizadas ao redor dos túbulos seminíferos, nos quais os espermatozoides são produzidos. A testosterona é secretada pelas células intersticiais. Ao redor dos túbulos seminíferos, estáàs células de Sertori, responsável pela nutrição e pela sustentação das células da linhagem germinativa, ou seja, as que irão gerar os espermatozoides.

Nos mamíferos, geralmente os testículos ficam fora da cavidade abdominal, em uma bolsa de pele chamada bolsa escrotal. Dessa forma, a temperatura dos testículos permanece aproximadamente 1º C inferior à temperatura corporal, o que é ideal para a espermatogênese.

3.1 DIVISÃO DA ESPERMATOGÊNESE

A espermatogênese é dividida em quatro fases:

1º. FASE DA PROLIFERAÇÃO/MULTIPLICAÇÃO: Tem início durante a vida intra-uterina, antes mesmo do nascimento do menino, e se prolonga praticamente por toda a vida. As células primordiais dos testículos, diplódes, aumentam em quantidade por mitose consecutivas e formam as espermatogônias.

2º. FASE DE CRESCIMENTO: Um pequeno aumento no volume do citoplasma das espermatogônias as converte em espermatócitos primários ou espermatócitos I, também diploides.

3º. FASE DE MATURAÇÃO: Também é rápida, nos machos, e corresponde ao período de ocorrência da meiose. Depois da primeira divisão meiótica, cada espermatócito de primeira ordem origina dois espermatócitos de segunda ordem (espermatócitos secundários ou espermatócitos II). Como resultam da primeira divisão da meiose, já são haplóides, embora possuam cromossomos duplicados. Com a ocorrência da segunda divisão meiótica, os dois espermatócitos de segunda ordem originam quatro espermátides haplóides.

4º. ESPERMIOGÊNESE:Éo processo que converte as espermátides em espermatozoides, perdendo quase todo o citoplasma. As vesículas do complexo de Golgi fundem-se, formando o acrossomo, localizado na extremidade anterior dos espermatozoides. O acrossomo contém enzimas que perfuram as membranas do óvulo, na fecundação.

Os centríolos migram para a região imediatamente posterior ao núcleo da espermátides e participam da formação do flagelo, estrutura responsável pela movimentação dos espermatozóides. Grande quantidade de mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular e pela produção de ATP, concentram-se na região entre a cabeça e o flagelo, conhecida como peça intermediária.

4. OVOGÊNESE

Nos ovários, encontram-se agrupamentos celulares chamados folículos ovarianos de Graff, onde estão as células germinativas, que originam os gametas, e as células foliculares, responsáveis pela manutenção das germinativas e pela produção dos hormônios sexuais femininos.

Nas mulheres, apenas um folículo ovariano entra em maturação a cada ciclo menstrual, período compreendido entre duas menstruações consecutivas e que dura, em média vinte oito dias. Isso significa que, a cada ciclo, apenas um gameta torna-se maduro e é liberado no sistema reprodutor da mulher.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com