TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA E REFLEXÕES DOS PROFESSORES NA ESCOLA CERENILA SANTANA, NA COMUNIDADE DE CAMURUGI-BA.

Por:   •  29/8/2015  •  Artigo  •  1.852 Palavras (8 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO DE PESQUISA

CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA E REFLEXÕES DOS PROFESSORES NA ESCOLA CERENILA SANTANA, NA COMUNIDADE DE CAMURUGI-BA.

VALENÇA - BA

AGOSTO DE 2012

CLASSES MULTISSERIADAS: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA E REFLEXÕES DOS PROFESSORES NA ESCOLA CERENILA SANTANA NA COMUNIDADE DE CAMURUGI-BA.

Projeto de Pesquisa do Curso de Pedagogia, realizado pela disciplina Pesquisas e Práticas Pedagógicas III no Departamento de Educação, Campus XV/Valença, Universidade do Estado da Bahia, sob a orientação da professora Andrea Lago.

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................. 03

Revisão de Literatura................................................................................................. 04

Metodologia................................................................................................................. 06

Procedimentos.............................................................................................................. 07

Cronograma................................................................................................................. 07

Referencias.................................................................................................................... 07

Anexo

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo entender a trajetória e as reflexões dos professores de classes multisseriadas na escola Municipal Cerenila Santana- BA de series inicial multisseriada 1º, 2º e 3º ano do turno matutino, diagnosticando as dificuldades enfrentadas pelos docentes nesse contexto, compreendendo que é uma única sala, com diversos níveis educacionais, instruídos por um mesmo professor, e verificar o que leva a existência dessas classes multisseriadas.

Tendo como questão a ser investigada, quais são as consistências que os professores têm sobre o ensino de classes multisseriadas?

Cheguei a esse tema observando os problemas pelos quais passam o processo educativo em nosso país principalmente no ensino multissérie, assim me despertando o interesse em investigar o que pensam os professores sobre esse tipo de ensino e como acontece essa educação, também me ajudou a disciplina de Educação do campo onde surgiram algumas inquietações e curiosidade, ao decorre da disciplina que estimulou meu projeto.

As escolas multisseriadas são espaços marcados predominantemente pela heterogeneidade, que reúnem grupo com diferenças de séries, de idades, e de sexo, fenômeno este presente na realidade educacional brasileira. Neste, sentido os professores do campo tem uma missão de não apenas passar para os educando esta visão mais ampla do conhecimento sistematizado, mais também de mostra a sua realidade, facilitando assim o convívio e o aprendizado.

O objetivo geral desse projeto é analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores no contexto de escola pública na comunidade de Camurugi - BA, em séries iniciais multisseriadas. E os objetivos específicos são: descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes em sua sala de aula, investigando qual o posicionamento dos professores nesse ensino e descrevendo as experiências e reflexões desses professores na sua trajetória profissional, identificando as especificidades desse modelo educacional.

Alguns autores foram utilizados nessa pesquisa como, Maria Fonseca, Hage Salomão, Rubens Barros, Miguel Arroyo, Mançano Fernandes, Claudia Molinari, a Lei de Diretrizes Bases da Educação (9.394/96), e entre outros que contribuíram nessa discussão.

REVISÃO DE LITERATURA

Uma das características da educação em regiões do campo é a organização da turma em classes multisseriadas, para alguns é uma educação ineficaz, para outros uma possibilidade de estudo, sendo muitas vezes a única alternativa de ensino no campo, muitas crianças precisam dessa escolarização para se alfabetizar.

Como afirma Fonseca (1989, p. 20) escolas com salas multisseriadas é “arremedo de escola e não escola propriamente dita”.

O tipo de ensino proporcionado pelas classes multisseriadas, têm sido, considerada distante do ideal, sendo atualmente alvo de várias abordagens teóricas e práticas que tentam levantar os problemas deste sistema visando encontrar alternativas ou rotas de melhorias em relação a este formato.

O Campo é lugar de vida, onde as pessoas podem morar trabalhar, estudar com dignidade de quem tem o seu lugar, a sua identidade cultural. O campo não é só lugar da produção agropecuária e agroindustrial, do latifúndio de grilagem de terras. O campo é espaço e território dos camponeses e dos quilombolas. (ARROYO; FERNANDES, 2005, p.137).

O campo é considerado ainda apenas como um local de produção e, as pessoas que vivem nesse meio como pobre atrasado e sem educação, é necessário quebrar essa visão de campo como lugar sem vida, de atraso e apenas de produção, pensar a educação do campo enquanto organização curricular é necessária conhecer o que diz a LDB (1996) e as Diretrizes Operacionais para uma Educação Básica nas Escolas do Campo, passando a ter consciência de si, de sua história, sendo críticos, reflexivos e buscando melhores condições de vida no seu próprio lugar sem ter que sair do campo.

Enfim, como diz Arroyo (2000) “é preciso ver o campo como parte do mundo e não como aquilo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com