TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que bambu

Por:   •  15/4/2016  •  Artigo  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 5

BAMBU

É uma espécie vegetal conhecida vulgarmente como bambu, pertence à família das gramíneas e apresenta mais de mil espécies espalhadas pelo mundo.

A maioria das suas espécies encontra-se distribuídas na Ásia e nas Américas.

O trunfo do bambu é a sua fibra, similar ao algodão ou linho também assume variados empregos.

Ele é a espécie do reino vegetal que mais cresce chegando de 8 a 10 cm em um período de 24horas.

O bambu devido a sua grande quantidade de celulose presente nas células possui grande resistência á tração e curvatura, e quanto a sua quantidade de lignina determina sua resistência à compressão.

Os bambus são compostos de fibras longas e alinhadas e tem a função de dar força aos colmos.

As primeiras medidas que se deve tomar a fim de obter um material de boa qualidade são os cuidados na hora do corte, devendo sempre se observar a idade e o período em que se executa tal atividade.  Devendo considerar também sua secagem (Confere maior resistência e durabilidade.).

Tratamento químico (Submete-se o material a uma solução química, no qual é aplicado um ácido bórico.). Boucherie (Através de uma bomba de ar comprimido que possuem mangueiras adaptadas, passa-se o bambu, sob pressão a solução química através dos colmos e fibras.). Água (Pode ser tratado submergindo em água parada. Pode ser chamado de lavagem ou troca de seiva.).

É um vegetal que se adapta ao clima do Brasil, e possui grande facilidade de integração entre plantio, corte, e resistência além de ser fonte renovável de matéria prima, por isso sua eficiência na substituição do uso de madeiras na construção civil, pois causam danos ambientais, como desmatamento e degradação de matas e floras nativas, e sendo o bambu uma alternativa que reduz o consumo de energia e a produção de resíduos, e conseqüentemente da poluição que é causada no canteiro de obra.

As características de resistência mecânica dos bambus que são de maior interesse no campo da engenharia são: resistência à tração, compressão, e ao cisalhamento, forças sempre paralelas às fibras. De fato a resistência específica das fibras do bambu é comparável a do aço, que tem uma densidade quase de dez vezes maior. Em média a densidade do bambu varia de 800 kg/m3 a 950 kg/m3

O sistema de fibras de sustentação do bambu é composto por feixes dispostos na mesma direção longitudinal, quase que paralelos, porém o posicionamento das fibras sofre uma mudança junto ao nó. As fibras que vinham paralelas se misturam e fazem do nó um local de maior concentração de fibras em diversos sentidos, tendo o mesmo uma maior resistência a compressão e impedindo que haja separação das fibras longitudinais nos entrenós. Os nós exercem uma amarração transversal e proporcionam maior rigidez ao colmo de bambu.

O bambu possui uma flexibilidade muito boa podendo quando “verde” entortar até certo limite e não fissurar ou romper. Sua volumetria tubular, confere ao vegetal ótimo desempenho estrutural quando a Compressão, torção, flexões, sobretudo quanto à tração.

Sua resistência a compressão representa em média quase um terço da resistência a tração. Isso é devido ao seu formato de tubo, seção circular, o centro de gravidade se mantém estáveis em umas posições e os nós existentes ao longo do tubo o combatem sua tendência à flambagem. Considerando que quando mais retilínea for à peça, menor será esta tendência à flambagem.

Devido às características de formação, seu arranjo intra-molecular e estruturação, nas fibras existentes, o tornam um material muito resistente a tração mecânica.). Podemos considerar que a resistência média a tração do bambu é de 90 MPa.

De acordo com ensaios de cisalhamento, obteve uma tensão média de 7,0 MPa para corpos de prova do bambu Dendrocalamus giganteus, tornando o material resistente ao cisalhamento.

A densidade do bambu é outra característica que apresenta grande variação, inclusive em uma mesma espécie. Mas devido à sua composição e geometria, o bambu tem uma relação entre resistência e massa específica altamente vantajosa quando comparado a materiais de resistência similar. A resistência específica do bambu é comprável à do aço, porém com uma densidade quase noventa por cento menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com