TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são biofilmes microbianos?

Por:   •  13/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

1 - O que são biofilmes microbianos?

São constituídos por bactérias que aderem às superfícies graças a substancias poliméricas extracelulares, tais substancias podem conter polissacarídeos, proteínas, fosfolipideos, ácidos nucleicose, basicamente os biofilmes são comunidades biológicas com um elevado grau de organização, onde as bactérias formam comunidades estruturadas, coordenadas e funcionais. Estas comunidades biológicas encontram-se embebidas em matrizes poliméricas produzidas por elas próprias.

        

2- Quais são as causas da formação dos biofilmes?

É caracterizada inicialmente pelo acumulo de materiais orgânicos e inorgânicos em superfícies alguns exemplos que contribuem:

sobrevivência a sanitização: nem todos os organismos são eliminados durante a etapa de sanitização e se houver resíduo de matéria orgânica, esta etapa será mais comprometida.

Uso inadequado á sanitizantes: uso de dosagens letais, produto preparado com muita antecipação.

Locais de acúmulo de bactérias: falhas no acabamento, pontos de solda, ranhuras, frestas, presença de poros em materiais de polietileno etc.

3- Como são formados?

A quantificação da morfologia e o principal problema normalmente segue na seguinte ordem primeira a adesão inicial que é quando há acúmulos de nutrientes na superfície, depois ocorre a adesão irreversível devido a interações/ligações mais fortes com as substâncias previamente acumuladas na superfície, assim começa o desenvolvimento da arquitetura do biofilme que é quando as bactérias formam colônias pois continuam se multiplicando e formando matrizes de exopolissacarideos, logo após vem a fase de maturação nessa fase há formação de estruturas planas ou cônicas que vão se acumulando, e por fim a dispersão que com o passar do tempo os biofilmes liberam partículas de biomassas que podem contaminar os alimentos ou dar inicio a um novo biofilme.

4- Quais são principais microrganismos capazes de produzi-los?

De modo geral quase todos os microorganismos podem aderir a superfície e ciar biofilmes sobre condições favoráveis as principais: Pseudomonas fluorescens, Micrococcus sp, como exemplo de patogênicas: P. aeruginosa, L. monocytogenes, Yersinia enterocolitica, Salmonella typhimuruim, etc.

5 - Quais são as consequências para a indústria de alimentos?

Eles podem contaminar os alimentos comprometendo a qualidade final do alimento e a saúde do consumidor, outro prejuízo é a diminuição da vida de prateleira do produto, corrosão dos equipamentos, perda econômica, troca térmica ineficiente.

6 - Como eliminá-los?

Manter uma higiene adequada, deve ter um controle correto das medidas de produtos de higiene, intercalar o uso de sanitizantes, hipoclorito e ácido peracético, adição de tenso ativos etc.

7- Quais são a eficiência e ação do ácido peracético sobre os biofilmes formados por

Salmonella?

A eficiência do ácido peracético na redução de biofilme formado por Salmonella sp. Depende da concentração e do tempo de ação que foram utilizados. Com concentrações superiores a 0,7% a partir de 5 minutos de ação o sanitizante já demonstra eficácia e será seguro para a utilização dentro da indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com