TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS

Artigos Científicos: OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  3.745 Palavras (15 Páginas)  •  1.854 Visualizações

Página 1 de 15

1- INTRODUÇÃO

Compreendemos a importância da arte contemporânea na educação e diante disso, buscamos entender a finalidade e o valor desta no decorrer da história humana.

Ao trabalharmos arte com crianças devemos aplicar métodos importantes de ensino, nos preocupando com a faixa etária, o conhecimento que elas já possuem, oportunizando um ensino de arte coerente e condizente com a realidade. Os professores têm a liberdade de escolher o que é pertinente ao ensino da arte nas séries iniciais, com uma dimensão maior, nos anos finais do ensino fundamental.

A abordagem de diferentes épocas da história da Arte deverá estar sempre articulada ao estudo da época vivenciada pelo aluno, sendo importante para ele viver esses dois paralelos. A criança pensa e busca explicações para tudo o que acontece em sua volta, formulando teorias bastante originais, de acordo com sua lógica. Dessa forma, o meio em que ela vive tem um papel importante em sua forma de ver o mundo, pois a arte fornece subsídios para compreensão do que é sentido pelos homens em diferentes momentos históricos, fazendo parte do presente ou do passado.

A arte é uma realidade social. A sociedade precisa do artista, uma vez que ela capacita o homem a compreender a realidade, e mais ainda, a suportá-la e, ainda melhor, a transformá-la, tornando-a mais humana e hospitaleira para a humanidade. A visão de arte socialista leva vantagem sobre a arte burguesa. A despeito de todos os conflitos internos que vem sofrendo, o socialismo mantém inabalada a confiança nas ilimitadas possibilidades que se abrem para o homem.

É por meio da arte, como forma de expressão, que o artista manifesta e revela o sentido do mundo e nos leva a encontrar o sentido da cultura e da história. A arte como trabalho de expressão está associada à ciência, à técnica e à tecnologia de cada época. A arte é uma das representações mais antigas, retratada e vivenciada desde o tempo em que homens viviam nas cavernas e praticavam, ali, a arte rupestre. Depois, a representação da arte pode ser vista por várias culturas, como a arte egípcia, arte mesopotâmica e arte ibérica. Seus artistas e artesãos criavam obras que abordavam temas como culto religioso e político.

Percebemos então, que a arte sempre foi uma forma de representação de uma civilização e sua cultura. Através da arte notamos sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações e das expressões do homem no mundo.

Ao trabalharmos com a arte contemporânea estamos abrindo um vasto campo de discussão sobre a própria vida. É uma oportunidade de mexer com conceitos pré-estabelecidos, gerando uma mudança de postura no educando. A arte estática e contemplativa passa a ser percebida como interativa e próxima do nosso cotidiano. Ao fazer essa relação entre a arte e a vida, o educador estará contribuindo para a construção de uma sociedade plural e multicultural.

A representação de algo ideal, belo, contemplativo, na arte contemporânea cede lugar a uma produção que exige uma reflexão mais aberta, cujos códigos são muitas vezes incompreensíveis numa primeira leitura. Essa produção exige leituras paralelas e inter-relações com outras áreas do conhecimento, o que causa, na maioria das vezes, o afastamento e a omissão das mesmas em sala de aula.

A arte e as atividades artísticas não devem ser vistas somente como um momento de lazer e diversão, mas encarada de forma séria e comprometida, pois contribuem para o desenvolvimento de alguns conhecimentos que expandem a capacidade de dizer mais sobre o universo pessoal do aluno e sobre o mundo.

Por meio da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada.(BARBOSA, 2002, p.18)

Mudar essa realidade significa tornar a arte significativa para os educandos, de forma interativa. A interação, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte (1997, p.25) envolve a experiência de fazer e fruir formas artísticas, e a experiência de refletir sobre arte como objeto de conhecimento, onde importam dados da cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos formais que constituem a produção, não só dos artistas, como também dos alunos.

A arte tem uma grande importância na educação escolar e em geral ela tem função indispensável na vida das pessoas desde o início das civilizações, tornando-se um fator essencial de humanização.

“Cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o reapresenta à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário...” (MARTINS, M. 1998, p.57).

Diante disso, analisaremos de que forma a disciplina Arte pode ser aplicada na educação da criança, por sentirmos necessidade de entender e responder qual o valor dessa disciplina e como ela pode ajudar na educação da criança, visando estimular a sensibilidade do aluno, incentivando-o a pensar, sentir e agir de maneira diferente, por meio do uso das diversas linguagens artísticas, buscando favorecer o desenvolvimento do potencial criador do indivíduo.

Para isso, realizou-se, no dia 25 de outubro, às 15h00min horas, uma visita ao SESC de Sorocaba, sito à Rua Barão de Pitanguá, nº 555, Bairro Jardim Faculdade.

2- DESENVOLVIMENTO

Atualmente, a arte voltada para a educação do desenvolvimento do indivíduo, da formação de seu senso crítico e afetivo, está sendo desvalorizada. Muitas vezes as pessoas não são incentivadas a buscar dentro de si algo novo e criativo. A imagem que nos é passada é a de apreciação das grandes obras e não a do despertar da capacidade criadora. Para que isso ocorra é importante que os professores façam o uso das linguagens artísticas (teatro, dança, música e artes visuais) que são carregadas de sentidos e fazem parte da condição humana, para desenvolver nos alunos a capacidade de se relacionar, de sentir e de assumir uma consciência crítica. Este artigo tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre a arte, para mostrar como ela é importante na formação da criança. Assim como os outros componentes curriculares, a disciplina Arte é relevante em seu processo de formação. As aulas de Arte, assim como os professores, não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com