TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olhares e Leituras Contextualizadas em Espaços Culturais

Por:   •  16/3/2017  •  Resenha  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 8

“OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS”

Trabalho de Metodologia de Artes e Movimento: Corporeidade para obtenção de nota no 4°Semestre do curso de Graduação em Pedagogia no Instituto Superior de Itapira.

Orientador(a): Prof. Me. Bibiano Francisco Elói Júnior

Itapira – SP

2016

1 Introdução

O teatro tem se destacado como um trabalho essencial e cooperador para o desenvolvimento educacional promovido pelo pedagogo. Por se tratar de várias expressões de ideias, formas, artes e movimentos, requer grande atenção para poder se identificar formas de educar e ensinar que vão além das contribuições em sala de aula.

Através da análise de uma peça de teatro, promovida pelos alunos do Colégio Aplicativo de Jacutinga (MG), este trabalho pretende traçar as contribuições positivas para a pedagogia no que tange à Metodologia de Artes e Movimento: Corporeidade. Manifestação artística que tem por tão honrosa ação, expressar o conhecimento através do corpo, da fala e do cenário.

A prática do teatro tem se mostrado muitas vezes coerente com seu real objetivo, que é promover a educação através da arte em cooperação com o corpo escolar e suas metodologias inovadoras. A diversas funções, seja elas exercidas por professores ou alunos dentro da escola, o coletivo e o emocional, promovem uma educação de qualidade.

No ensino e aprendizado, o teatro se torna parte da escola, e instrumento importantíssimo do sucesso do pedagogo. Pois, pela capacidade de ouvir, ver e assimilar ideias, coopera de forma conjunta para a efetivação do aprendizado.

Para tanto, o teatro como manifestação clara do sentimento humano em vistas de um ambiente poético, imaginário e fictício, também pode ser ludo-pedagógico, promovendo a diversão e aprendizado de forma mútua. É esse pensamento que se torna objetivo deste trabalho, onde a arte expressa pelo próprio aluno, contribui de forma eficaz para sua formação e desenvolvimento educativo.

O teatro se torna na escola, ferramenta importante na construção do conhecimento e da convivência. Não seria este um possível caminho para a formação da cidadania também?

2 O Teatro e a Educação do Brasil (breve explanação)

A Arte do teatro contribui como forma de se adquirir conhecimento em várias esferas, sejam elas históricas, sociais ou ligadas ao cotidiano e modo de vida das pessoas. Não está relacionada apenas ao expressar corpóreo, ou a uma admiração contemplativa, introspectiva apenas. Se relaciona profundamente com o dinamismo imaginário ou real e representa em várias situações os desejos e anseios de uma sociedade que luta para compreender sua existência.

A arte teatral proporcionou ao longo da história a troca de preciosidades informativas entre diversas relações sociais, culturais e estéticas. Possibilitando à educação a compreensão de pensamentos e fatos registrados nos campos do saber.

Segundo Marola (2007) o Movimento Escola Nova de 1920 foi fundamental para os primeiros passos do teatro no Brasil, onde após sua aplicação no contexto escolar, acabou por ganhar forças em 1932, principalmente após as influências da Semana da Arte Moderna em 1922. No entanto, somente em 1954 que o teatro é visto como manifestações emocionais positivas dentro da escola. Fato este que se atribui a Peter Slade . Já nas décadas de 60 e 70 com a inclusão da disciplina de Artes o teatro começou a ser visto de maneira ainda mais complexa. Nas décadas de 1980 e 1990 o teatro aparece nos Parâmetros Curriculares Nacionais ligado à disciplina de artes.

Para Cavassin (2008) a arte teatral tem papel fundamental na construção da compreensão do mundo passado e contemporâneo:

A arteproporciona prática criadora à luz das relações sociais, culturais e estéticas levando em contaas transformações nas novas configurações de tempo e espaço. Compreendê-la como processosocial, é, portanto, chamá-la de produção cultural e conhecimento humano. As transformaçõeshistóricas que se operam nas estruturas artísticas e suportes físicos e materiais possibilitamatualização e construção do conhecimento artístico, já que é um produto social que utilizarecursos técnicos e forças produtivas que contribuem para determinar o grau dedesenvolvimento da produção da sociedade e impulsiona as relações de distribuição econsumo da produção estética. O processo representa uma teia de relações humanas baseadasem produções simbólicas, estéticas, estésicas e críticas que interferem no tempo e espaçohumano. (CAVASSIN, 2008, p.49)

O teatro quando considerado como arte se liga de maneira profunda à história da humanidade e se transforma num grande instrumento de comunicação envolvendo em sua expressão elementos como literatura e oratória. Não é à toa que no passado, em diferentes momentos da história, o teatro foi utilizado como grande forma de persuasão e influência á serviços da propagação de uma ideologia. Basta lembrar de gregos, romanos, da inquisição e do renascimento para se notar tamanha importância.

Quando inserido na educação promove efetivamente o desenvolvimento das faculdades intelectuais. Para Miranda; Elias; Faria; Silva e Felício (2009) a importância do teatro na educação e na história da humanidade gera reflexões:

O questionamento que se levanta em torno da função e da importância de se utilizar o teatro na escola faz com que haja a necessidade de abordamos, de modo geral, os aspectos mais relevantes a respeito dessa arte, quanto à definição e à evolução do teatro no decorrer dos tempos. A bem da verdade, entendemos que conhecer a definição e a trajetória histórica do teatro já se constitui um caminho para a compreensão da importância e da função desse instrumento dentro do espaço escolar. O teatro, etimologicamente, é de origem grega, nasceu no século V a.C., como culto ao deus Dionísio. Significava lugar onde as peças eram encenadas e apreciadas pelo público. A primeira ideia que se teve do teatro é que ele era um edifício, constituído de um palco, lugar destinado à apresentação das mais diversas peças e para uma plateia. Posteriormente, o teatro passou a designar não só o espaço físico, mas também a arte da interpretação. (MIRANDA; ELIAS; FARIA; SILVA e FELÍCIO, 2009, p.172)

Como se nota, o teatro representa uma grande contribuição tanto para a área artística como para a área da educação. Possibilitando leituras e releituras do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com