TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.180 Palavras (5 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS.

CAMPINAS - SP

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

PROJETO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

OLHARES E LEITURAS CONTEXTUALIZADAS EM ESPAÇOS CULTURAIS ATRAVÉS DA VISITA AO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS (MIS)

CAMPINAS - SP

2017

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO.        4

2.        DESENVOLVIMENTO.        6

3.        CONCLUSÃO.        10

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.        11

  1. INTRODUÇÃO.

Os museus são instituições que tem sua origem na Antiguidade Clássica. São espaços para depósito de cultura e memória de um povo, usados para preservar as obras produzidas pela humanidade e que assumiriam contornos tão diferentes quanto as suas coleções ao longo dos tempos.

A origem da palavra museu remonta a palavra grega Mouseion, ou casa das musas, que era considerado um templo e uma instituição de pesquisa voltada para o saber contemplativo e filosófico. As obras de arte lá expostas tinham mais a intenção de agradar às divindades do que serem abertas à contemplação e admiração de possíveis visitantes.

No século II a.C., o museu reaparece em Alexandria junto com a famosa biblioteca da cidade. Não era apenas um museu, mas também um centro de pesquisa organizado e financiado pelo Estado, para fomentar a produção de conhecimento, onde se buscava reunir o conhecimento humano em diversas áreas do saber, como filosofia, medicina, história, astronomia, mitologia, astrologia, etc.

Mas é no século XIX, na Europa, que se consolidou a ideia dos grandes museus públicoscomo conhecemos hoje. Torna-se um espaço de produção de conhecimento e oportunidades de lazer, com coleções ecléticas, para a formação do cidadão e seus acervos e exposições favorecem a construção social da memória e a percepção crítica da sociedade.

É esta a mesma data que marca a criação dos primeiros museus no Brasil. Muitos foram criados pelo então regente D. João VI e tinham características enciclopédicas, voltados para a pesquisa em ciências naturais. É só em 1922, com a criação do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, que os museus passam a ter um caráter nacionalista, voltado para a historia, a pátria e a nação. Seus acervos privilegiavam a elite e seus bens tombados representavam as classes dominantes da sociedade.

Os museus brasileiros implantam os serviços educativos somente na década de 80, com modificações estruturais e sociais de seus discursos e práticas. Segundo Julião (2002), eles passam a ser vistos como produtores de cultura, sujeitos da historia, que têm o direito à memória, o que se caracterizou não apenas como sendo a conquista do resgate da memória, mas principalmente como um instrumento de luta e afirmação da identidade étnica e cultural.

Leão (2009) nos mostra que é necessário valorizarmos a arte no espaço educativo. Portanto, precisamos desenvolver em nossos estudantes a consciência acerca do assunto. Precisamos buscar a compreensão de que esses espaços educativospodem, efetivamente, contribuir no acesso à arte de uma grande maioria de crianças e jovens.

A escola, como o primeiro espaço formal de desenvolvimento de cidadãos, deve encarar de forma séria e comprometida o contato dos alunos com esse universo. Isso contribui para estimular o hábito de visitar espaços culturais que contenham acervos e respeitar os registros de legados da humanidade; sensibilizar o olhar estético dos alunos; vivenciar e relacionar assuntos discutidos, em sala de aula, da história da cultura e arte brasileira e mundial e observar e discutir os conteúdos do acervo visitado, dentre outros.

Então, decidimos por visitar o Museu da Imagem e do Som, na cidade de Campinas - SP para observar o espaço cultural e suas obras, bem como pensar nas ações profissionais que nós, futuros pedagogos, podemos desenvolver no local e/ou sobre o acervo.

  1. DESENVOLVIMENTO.

         

A visita técnica foi realizada no dia 05/05/2017 no MIS - Museu da Imagem e do Som, que “é uma instituição que desde sua criação vem preservando e difundindo um importante acervo de memória audiovisual da cidade de Campinas”. (MISCAMPINAS, 2015).Localizado no centro da cidade de Campinas, possui 6 setores, divididos em: Vídeo e Áudio; Fotografia; Música; Cinema; Objetos tecnológicos e Educação patrimonial.

Ele foi criado através da lei Municipal 4.576/75, a partir da idealização de um grupo de fotógrafos e cineastas da região, com o objetivo de preservar e reunir a memória audiovisual da cidade e da região. Seu acervo veio de peças que estavam guardadas de maneira isolada, em outros museus e até mesmo de coleções particulares.

Desde 2004, encontra-se no “Palácio dos Azulejos’’, prédio que, em 1878serviu de moradia para Joaquim Ferreira Penteado, o barão de Itatiba. Este nome lhe foi dado por causa do revestimento de azulejos portugueses no piso superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (884.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com