TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Olhares e Leituras Contextualizadas em Espaços Culturais

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  1.492 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS

                                           Adriany De Marchi               C029CG3

                                                     Aline Cazal                           C37AEH3

Daniela Miyazaki                  C234IF1

Jaqueline Nascimento         C200530

Mayara Lopez                       B6311G0

Olhares e Leituras Contextualizadas em

                  Espaços Culturais

CATAVENTO SOBRE OUTRA PERSPECTIVA

São Paulo - SP

2015

CATAVENTO SOBRE OUTRA PERSPECTIVA

Relatório e análise de visitação do Museu Catavento Cultural relacionado com movimentos artísticos e culturais para a realização da Atividade Prática Supervisionada, sobre a orientação da professora Sueli.

São Paulo - SP

2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO......................................................................................03
  2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................04

2.1 Justificativa ...................................................................................04

2.2 Objetivos........................................................................................05

2.3 Histórico.........................................................................................06

2.5 Reflexão..........................................................................................07

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................10
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................11
  3. ANEXOS................................................................................................12


INTRODUÇÃO

Nesse trabalho apresentaremos o relatório de uma visita feita através de outros olhos a um espaço cultural, com o intuito de relacionar a disciplina “Metodologia da Arte e do Movimento: Corporeidade”, ao que observamos no local visitado.

Visitamos o Catavento que fica localizado na Praça Cívica Guimarães no Centro de São Paulo no dia vinte e dois de agosto, sábado, e permanecemos no local das nove horas as doze horas, escolhemos esse dia pois a entrada é gratuita e pensávamos que estaria vazio, mas nos surpreendemos pois tinha bastante excursões de escolas, o que mostra como o local é atrativo para todas as idades, mas principalmente para o público jovem por serem curiosos a respeito do mundo. O local também pode ser atrativo para as famílias, por ser seguro e diversificado agradando a todas as idades.

Ao longo desse trabalho, o leitor verá que a arte pode ser encontrada em todas as partes, inclusive nos órgãos dos sentidos do corpo humano e em locais imagináveis, nos levando a compreender melhor o que estamos aprendendo tanto em sala de aula, quanto o que vimos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte.


JUSTIFICATIVA

Resolvemos ir ao Espaço Catavento por ser um local de fácil acesso, amplo e com grande diversidade de atrações, tendo ainda o desafio de encontrar arte nas explicações cientificas.

Além disso o local para a maioria dos componentes do grupo era desconhecido, o que nos despertava uma certa curiosidade sobre o ambiente e o que encontraríamos por lá.


OBJETIVOS

  • Conhecer a arte de um outro olhar, sendo esse um espaço científico.
  • Encontrar a arte em seus diferentes sentidos, tato, olfato, paladar visão e audição.
  • Encontrar a ciência e os problemas sociais de um modo atraente e participativo.


HISTÓRICO

O Espaço Catavento está localizado no antigo Palácio das Indústrias que fica localizado na Praça Cívica Guimarães no centro de São Paulo,  foi inaugurado em 1924 e tinha a finalidade de ser usado como recinto para exposições de produtos agrícolas e industriais. O prédio que chegou a ser sede da Assembléia Legislativa de 1947 a 1968, abrigou diversas repartições públicas de 1969 a 1991 e foi sede da Prefeitura de São Paulo de 1992 a 2004. Foi projetado pelo arquiteto Domiziano Rossi.

O prédio que foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 2009 voltou a sua função original, com exposições voltadas para a educação e cultura como sede do Espaço Catavento Cultural e Educacional. As exposições atuais foram executadas por renomados especialistas, cenógrafos e instituições educacionais. Elas apresentam, de maneira  interessante os mais variados temas de áreas do saber. O museu é divido em quatro ambientes, Engenho, Vida, Universo e Sociedade.


A ARTE COMO OBJETO DE CONHECIMENTO

De acordo com o PCN de Arte, o ensino deve promover a formação artística do aluno dando-lhe a oportunidade de vivenciar o maior número de formas de arte possíveis.

Existem três eixos norteadores dentro deste contexto: a produção ( fazer arte ), a fruição ( apreciar a arte ) e a reflexão ( construir conhecimentos ); no qual conseguimos visualizar na visita feita no Espaço Catavento.

No Espaço Catavento, foi possível ver nitidamente como as duas áreas do conhecimento andam juntas, por muitos momentos foi possível ver explicações científica por meio da arte, o que facilita o entendimento e o torna mais interessante.

Durante a nossa visitação, conseguimos encontrar apenas uma das quatro linguagens artísticas, que foi a arte visual, porém, encontramos quatro dos cinco órgãos do sentidos: tato, audição, visão e olfato.

Essa visita pode oferecer ao aluno infinitos conhecimentos usando os vários sentidos do corpo humano.

Aliás, a visão é constante nesse tipo de atividade, podemos nota-la dentro das quatro seções do espaço: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

A seção Universo abrange sobre o sistema solar, céu e planeta terra, tudo através de maquetes, vídeos e quadros; entre diversas maquetes havia um meteorito real e também uma maquete explicando as camadas do sol, conforme anexo 1 na página 10.

A visão também está presente da seção Vida que mostra bactérias, arquéias, protistas, plantas, fungos e animais; através de muitas vitrines com diversas espécies, microscópico e vídeos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (385.2 Kb)   docx (261 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com