TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ÓRGÃOS RETRO PERITONEAIS ERRADO

Por:   •  10/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Discente: Thayna Roberta Santos Pereira Oliveira

  • O que é o peritônio.

O peritônio é uma membrana serosa transparente, contínua e brilhante. Reveste grande parte da cavidade abdominopélvica e recobre grande parte de suas vísceras, estando com elas relacionadas de três formas diferentes (MÄHLMANN,2013):

  • Peritônio parietal: lâmina que reveste a face interna da membrana abdominopélvica (RORIZ,2015) É sensível a pressão, à dor, ao calor, ao frio, e à laceração. Quando agredido provoca sensação de dor com característica bem localizada (MÄHLMANN,20013)

  •  Peritônio visceral: lâmina que reveste grande número de vísceras da cavidade abdominopélvica, como o estômago e parte livre do intestino delgado. É insensível à pressão, ao calor, ao frio e à laceração, sendo estimulado por distensão e irritação química. A dor produzida é mal localizada e referida à região mediana dos dermátomos correspondentes (epigástrio, mesogástrio, hipogástrio) (MÄHLMANN,2013).

  • Cavidade peritoneal: situada no interior da cavidade abdominal e parte superior da pélvica, entre as lâminas do peritônio. Trata-se de um espaço virtual, que contém uma fina película de líquido peritoneal, que lubrifica sua superfície e permite o deslizamento entre as vísceras. É completamente fechada nos homens, mas nas mulheres há comunicação com o exterior através das tubas uterinas, cavidade uterina e vagina (MÄHLMANN,2013).

Tendo em vista os revestimentos peritoneais, os órgãos localizados na região do abdômen podem ser divididos em:

  • Órgãos intraperitoneais: órgãos completamente envolvidos por peritônio visceral. Eles foram invaginados para o saco peritoneal fechado, mas sem atingir o interior da cavidade peritoneal propriamente dita.

Exemplo: estômago, jejuno, íleo, colón transverso, colón sigmoide e baço (CALDERAN,2009).

  • Órgãos extraperitoneais (retroperitoneais ou subperitoneais): localizam-se posterior ou inferiormente ao peritônio parietal, sendo apenas parcialmente cobertos pelo revestimento peritoneal, em geral apenas uma de suas faces

Exemplo: rim, glândulas adrenais e ureter (MÄHLMANN,2013). Esses ainda podem ser subdivididos em:

  • Primários: desenvolvem-se como mencionado acima, como por exemplo os rins.  
  • Secundários: desenvolvem-se como intraperitoneais, mas tornam-se retroperitoneais durante o desenvolvimento como os cólons ascendente e descendente.

          Os órgãos da cavidade peritoneal são o fígado, baço, estômago, intestinos delgado e grosso, porção da bexiga, útero e reto. A cavidade peritoneal ainda pode ser dividida em abdome superior, composto pelos órgãos acima do intestino (determinado pelo ligamento gastrocólico, ou seja, entre o estômago e o cólon), e abdome inferior, abaixo do ligamento gastrocólico (CALDERAN,2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com