TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oblivion e Epigenética

Por:   •  18/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Oblivion e Epigenética

Conrad Hal Waddington (1905-1975) definiu "epigenética" como "o ramo da biologia que estuda as interações causais entre genes e seus produtos, que trazem o fenótipo a ser". Porém, um biólogo mais atual, Robin Holliday, pesquisou sobre epigenética e a definiu como "o estudo dos mecanismos de controle temporal e espacial da atividade dos genes durante o desenvolvimento de organismos complexos". Desse modo, a epigenética poderia ser definida como uma herança genética afetada por outros fatores além da sequência de DNA de um indivíduo.

Então o que o filme Oblivion que significa (esquecimento) tem a ver com epigenética?

Temos como personagem principal Jonh Harper que é o encarregado por extrair os últimos recursos naturais do planeta Terra antes da mudança definitiva para uma lua de Saturno passa seus dias entre as ruínas da civilização, resgatando pequenas lembranças. Porém, por mais que ele e uma moça vivessem em uma nave nas alturas e não se lembrassem de como era a Terra quando as pessoas viviam bem e nela, o sentimento de nostalgia está sempre presente em John Harper.

Principalmente, quando ele encontra uma mulher na qual ele tem muitas memórias, isso também ocorre com o contato de antigos espaços e objetos, por mais que essas memórias não deveriam existir e, já que ele não estava vivo naquela época em que habitavam muitas pessoas na Terra, mesmo assim, persistem as memórias. Aí entra a epigenética.

Porque John conseguia fazer coisas (como lutar, explorar, mexer em todos os equipamentos, se lembrar da mulher que amava mesmo sem ter uma experiência real com aquilo) que ele nem sabia como. Então há uma relação visto que ele abrigava uma herança epigenética em seu indivíduo.

Referências:

  • https://www.archdaily.com.br/br/770213/cinema-e-arquitetura-oblivion
  • https://www.youtube.com/watch?v=vfFpudk6Kks
  • http://revistacarbono.com/artigos/03-epigenetica-e-memoria-celular-marcelofantappie/
  • http://biologiadoenvolvimento.blogspot.com.br/2011/07/breve-historico-da-epigenetica.html
  • Além dos dois artigos disponibilizados no moodle: Epigenetics e Nature epigenetics.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com