TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação Célula Vegetal

Por:   •  1/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Na aula prática de laboratório do dia 26 de maio de 2014 sob a exigência da disciplina de Biologia Celular e Molecular com supervisão da professora Alessandra realizamos duas atividades de observação microscópica.  

Na primeira atividades observamos no microscópio óptico células da folha do Coração Roxo (Tradiscantia. Pallida purperea).

Na segunda atividade observamos amostra de solo em duas diluições diferentes.

ATIVIDADE 01 – Observação das células da folha do Coração Roxo (Tradiscantia. Pallida purperea).

INTRODUÇÂO

A estrutura microscópica da maioria das células vegetais é formada por uma parede celular rígida composta basicamente de celulose, e um carboidrato com propriedades físico-químicas tais como plasticidade, elasticidade, resistência a tensão e decomposição por microrganismos, hidrófilia , transparência e etc.

 

Esta parede é fina e elástica nas células vegetais mais jovens (parede primária). Nas células adultas esta parede sofre um espessamento, que pode formar, internamente à parede primária, uma parede secundária, composta de lignina, hemicelulose e suberina.

A formação desta parede secundária não é uniforme, o que pode ser constatado por locais onde ocorre interrupção da sua formação, as chamadas pontuações. Nas células adultas onde ocorre um espessamento proeminente da parede secundária o lúmen celular fica reduzido. Entre uma célula e outra temos a lamela média, formada por uma fina camada de pectatos de cálcio. Esta lamela média funciona como um cimento, unindo as células.

As células que estão em contato direto com o ar, podem formar uma camada externa a parede primária, denominada de cutícula, formada por cutina e cêra. A cêra da carnaúba, por exemplo, vem da cutícula da epiderme das folhas desta planta.

O interior de uma célula adulta é composto por uma fina camada que reveste a parede celular internamente, o citoplasma. Imerso no citoplasama encontramos o núcleo, e os cloroplastos (que contém a clorofila, pigmento verde) reponsáveis pela fotossíntese.

Em alguns casos podemos encontrar, no lugar dos cloroplastos, outras organelas com pigmentos diferentes, carotenos e xantofilas. Interligando os conteúdos de células contíguas, encontramos filamentos de citoplasma, denominados de plasmodesma, os quais estabelecem uma continuidade protoplasmática entre as células.

Estas estruturas dão, de certa maneira, uma continuidade entre toda a parte viva de uma planta, formando, o que chamamos de simplasto. Tal continuidade, também pode ocorrer entre as paredes celulares de toda a planta; o esqueleto de celulose, denominado de apoplasto.

Outra estrutura presente nas células vegetais, que ocupa uma parte considerável do centro da célula adulta é o vacúolo, formado por uma solução aquosa de substâncias minerais e orgânicas. Existem duas outras membranas denominadas de plasmalema e tonoplasto. A primeira delimita todo o citoplasma, e está situada logo abaixo da parede celular. A segunda, o tonoplasto, delimita o vacúolo do citoplasma.

Além destas organelas típicas da célula vegetal, encontramos também todas as outras organelas como, ribossomos, reticulos endoplásmáticos, mitocôndrias (relacionadas a respiração), dictiossomos, ou complexo de Golgi.

OBJETIVO

Esta atividade experimental teve como principal objetivo a observação da célula eucariótica vegetal utilizando a epiderme do Coração Roxo (Tradiscantia. Pallida purperea).

 Com auxílio do microscópio óptico verificar as diferentes cores, texturas e organelas.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e Reagentes

  • Coração Roxo (Tradiscantia. Pallida purperea).

  • Microscópio Óptico
  • Lâmina
  • Lamínula
  • H2O
  • Azul de Metileno
  • Canivete
  • Pipeta

PROCEDIMENTO

Após as explicações da Prof.ª Alessandra demos inicio a parte prática.

Com o auxilio de um canivete retiramos uma fina camada da epiderme da folha, colocamos na lâmina e com uma pipeta colocamos sobre a lamina uma gota de agua, cobrimos com a lamínula.

Observamos a primeira lâmina apenas com agua, a segunda lâmina com •        Azul de Metileno. Fotografamos e antamos os resultados.

RESULTADOS

Iniciamos a observação com a lente óptica 4x e a lente óptica 10x, conseguimos observar a estrutura da célula com pigmentos de diferentes cores, nervuras, gotículas de água.

Fig. 01 - Célula vegetal foliar observada no Microscópio Óptico com lente 10x.

[pic 1]

Fig. 02 - Desenho representativo da célula vegetal foliar observada no Microscópio Óptico com lente 10x.

[pic 2]

Na Lente Objetiva 40x com azul de metileno conseguimos enxergar a delimitação da parede celular, citoplasma o núcleo e o estômato.

Fig. 03 - Célula vegetal foliar observada no Microscópio Óptico com lente 40x.

[pic 3]

Fig. 04 - Desenho representativo da célula vegetal foliar observada no Microscópio Óptico com lente 40x.

[pic 4]

CONCLUSÃO

De acordo com as observações realizadas na epiderme da folha de         Coração Roxo (Tradiscantia. Pallida purperea).

Com a lente óptica 10x conseguimos observar toda a estrutura da folha e algumas nervuras, já na lente 40x observamos ainda as delimitações da parede celular citoplasma e núcleo e o estômato.

Conclui-se assim, que o primeiro tecido de revestimento das plantas é a epiderme, formada por uma única camada de células diretamente ligadas umas às outras.

A folha de uma planta tem dois lados diferentes, o lado de cima - a epiderme - é revestido por uma cutícula que a protege da perda de água, por isso é lisinha e brilhante como se estivesse encerada; a parte de baixo apresenta uma estrutura responsável por realizar as trocas gasosas com o ambiente, é conhecida como estômato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com