TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organelas da célula Animal e Metabolismo

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 8

Colégio Estadual João Alves de Castro

        

Biologia

Trajanópolis – GO 27 de Abril de 2017

Colégio Estadual João Alves de Castro

Organelas da célula Animal e Metabolismo.

Alunos: David Soares

Fábio Ribeiro

Letícia Ferreira

Maria Aparecida

Série: 1º série    Turma: “B”

Professora: Nivaldo

Trajanópolis – GO 27 de Abril de 2017

Índice

Introdução...................................................................................................... 04

O que são organelas e sua importância.......................................................  05

Células animal............................................................................................... 06

As organelas de uma célula animal e suas funções..................................... 07

Metabolismo.................................................................................................. 10

Conclusão..................................................................................................... 12

Anexos.......................................................................................................... 13

Referências Bibliográficas...........................................................................  14

Introdução

      O trabalho proposto pretende dar conta do seguinte tema que nos foi colocado, os componentes organelas da célula.

    Todos os seres vivos possuem pelo menos uma célula, com exceção do vírus. As células são as menores unidades vivas e por menores que sejam, dentro delas é possível encontrar ainda algumas estruturas que são bem menores e que trabalham em conjunto para que a célula continue viva. Essas pequenas estruturas são chamadas de organelas celulares e é sobre elas que iremos falar aqui.

O que são organelas e sua importância

    Como foi dito, as organelas celulares são pequenas estruturas que estão presentes no interior da célula. Elas se localizam no citoplasma e possuem uma função essencial para a célula, pois são como “órgãos” do nosso corpo. Cada organela desempenha um determinado papel para que a célula funciona normalmente.

Algumas dessas organelas celulares fazem a produção de substâncias que serão muito úteis às células, outras trabalham para realizar um processo que é chamado de respiração celular, outras fazem o processo de digestão intracelular, entre muitas outras funções.

Podemos perceber que  as organelas celulares são importantes para uma célula, não é mesmo? Elas desenvolvem várias funções, cada uma diferente da outra, de acordo com o seu tipo. E se você for observar, vai perceber que elas produzem as características de vida associada com a célula. É muito importante conhecer as organelas celulares, pois é conhecendo-as que conseguimos compreender como uma célula funciona.

Célula Animal

 

 Seja qual for o tipo de ser vivo que apresenta células como a dos animais, essas células têm uma série de características que as distinguem das plantas. Por exemplo, são desprovidas de parede celular e de cloroplastos, mas apresentam centríolos, estruturas ausentes nas plantas mais complexas.

Partes de uma célula animal:

    Em praticamente todas as células podemos distinguir três partes: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. A membrana celular ou plasmática é uma estrutura que delimita a célula e a separa do meio onde se encontra, mas não isola completamente a célula, pois permite o intercâmbio de substâncias do interior ao exterior e vice-versa.

    O citoplasma ocupa o espaço situado entre a membrana e o núcleo. Esse espaço está preenchido de um fluido, o hialoplasma (ou citosol), no qual se encontram os orgânulos celulares ou citoplasmáticos e o citoesqueleto (uma série de microfilamentos e microtúbulos que dão forma à célula).

    O núcleo é uma estrutura mais ou menos esférica que se encontra no interior da célula, delimitado por uma estrutura membranosa (o envoltório nuclear). Assim como a membrana celular, o envoltório nuclear permite o intercâmbio de determinadas substâncias entre o núcleo e o citoplasma.

    Cada uma das partes tem sua função. A célula é uma unidade biológica de funcionamento: realiza as três funções vitais (nutrição, relação e reprodução). Caso uma célula pertença a um ser pluricelular, ela pode ser especializada no desempenho de uma determinada função.

As organelas de uma célula animal e as funções

Membrana celular: É formada por uma camada dupla de fosfolipídios, com colesterol e proteínas. É uma capa dinâmica e flexível, na qual podem ser formadas vesículas para englobar substâncias; essas vesículas podem se unir a outras no interior da célula. Substâncias podem atravessar a membrana celular por simples difusão (como o gás oxigênio) ou mediante transporte ativo, com consumo de energia.

 Nucléolo: Produção dos componentes ribossômicos.

  Citosol: Fluido que ocupa o citoplasma; imersos nele encontram-se os orgânulos celulares.

  Núcleo: Delimitado por um envoltório nuclear, no interior do núcleo há o nucléolo e os filamentos de material genético.

  Complexo golgiense: Conjunto de cinco a dez sáculos achatados. Realiza secreção celular.

  Centríolos: Presentes em células animais e ausentes em plantas mais complexas, são formados por tubos de proteínas; estão relacionados à organização do citoesqueleto e aos movimentos (cílios e flagelos).

  Vesículas: Estruturas membranosas pequenas que transportam substâncias, podem se unir à membrana e eliminar seu conteúdo para fora da célula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (101.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com