TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celula Animal E Suas Organelas

Trabalho Universitário: Celula Animal E Suas Organelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 4

A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. A célula - isolada ou junto com outras células - forma todo o ser vivo ou parte dele. Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo como nutrição, produção de energia e reprodução.

Cada célula do nosso corpo tem uma função específica. Mas todas desempenham uma atividade "comunitária", trabalhando de maneira integrada com as demais células do corpo. É como se o nosso organismo fosse uma imensa sociedade de células, que cooperam umas com as outras, dividindo o trabalho entre si. Juntas, elas garantem a execução das inúmeras tarefas responsáveis pela manutenção da vida.

Os componentes químicos da célula são:

• Água - Compõe 70% do volume celular; dissolve e transporta materiais na célula; participa de inúmeras reações bioquímicas.

• Sais minerais - São reguladores químicos.

• Carboidratos - Compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Exemplos: monossacarídeos (glicose e frutose); dissacarídeos (sacarose, lactose e maltose); polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose). Que tem a função de fornecer energia através das oxidações e participação em algumas estruturas celulares.

• Lipídios - Compostos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio; insolúveis em água e solúveis em éter, acetona e clorofórmio. Exemplos: lipídios simples (óleos, gorduras e cera) e lipídios complexos (fosfolipídios). Tem participação celular e fornecimento de energia através de oxidação.

• Proteínas - Compostos formados por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que constituem polipeptídios (cadeias de aminoácidos). Exemplo: Albumina, globulina, hemoglobina etc. Sua função é na participação da estrutura celular, na defesa (anticorpos), no transporte de íons e moléculas e na catalisação de reações químicas.

• Ácidos Nucléicos - Compostos constituídos por cadeias de nucleotídeos; cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina, timina e uracila), um açúcar (ribose e desoxirribose) e um ácido fosfórico.

• Ácido Desoxirribonucleico (DNA) - Molécula em forma de hélice formada por duas cadeias complementares de nucleotídeos. O DNA é responsável pela transmissão hereditária das características.

• Ácido Ribonucleico (RNA) - Molécula formada por cadeia simples de nucleotídeos. O RNA controla a síntese de proteínas.

• Trifosfato de Adenosina (ATP) - Tipo especial de nucleotídeo, formado por adenina, ribose e três fosfatos. Tem a função de armazenar energia nas ligações fosfato.

E ainda para que a célula desempenhe suas funções corretamente é preciso que ela contenha algumas estruturas (citoplasma, membrana plasmática e núcleo) e algumas organelas, que são "pequenos órgãos" que têm papeis específicos a desempenhar na função global de uma célula. As organelas e essas estruturas trabalham de maneira integrada, cada uma assumindo uma ou mais das funções celulares. São elas:

1. Nucléolo

O nucléolo está associado com regiões de cromatina com ácido desoxirribonucleico (DNA) que emite informações genéticas para a síntese do ARN ribossomático.

2. Núcleo celular

O núcleo é responsável por todas as funções celulares. Principalmente o controle das reações químicas que acontecem na célula. É no núcleo das células que está localizado o DNA, e é ele que tem a função de armazenar todas as informações genéticas.

3. Ribossomos

Uma das principais funções dos ribossomos é atuar na síntese das proteínas. Como a célula necessita de muita proteína para se desenvolver, ela possui milhares de ribossomos em seu citoplasma. Eles também atuam na síntese das cadeias polipeptídicas.

4. Vesículas

Têm como função transporte de substâncias e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula.

5. Retículo endoplasmático rugoso (RER)

Participa da síntese de proteínas, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com