TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orgãos Sexuais

Por:   •  10/4/2015  •  Seminário  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

PARA QUE SERVE E QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ORGÃOS ?

 O sistema reprodutor permite que os seres humanos tenham filhos , os sistemas reprodutores masculino e feminino são muito diferentes . Os principais órgãos dos sistemas reprodutores , os testículos no homem e os ovários na mulher .

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

O sistema reprodutor masculino é formado pelos testículos , pelo pênis (que também faz parte do sistema urinário ) , pelos canais que conectam os testículos com o pênis .

  • Os Testículos : O homem possui dois testículos  que são órgãos pendurados entre as pernas dentro do escroto , uma bolsa de pele e músculo . Sua temperatura se mantem cerca de 3° abaixo da temperatura de seu corpo .  Os espermatozóides que produzem estão adaptados para uma função , nadar em busca do óvulo para fertilizá-lo . O espermatozóide tem forma alongada , composta por uma cabeça , que contem o material genético , e uma cauda ou flagelo que lhes permite nadar . Ao longo de cada testículo esta o epidídimo . Os espermatozóides ainda não desenvolvidos passam de 14 a 20 dias para se desenvolver dentro deste canal .

  • Pênis : É um órgão em forma de tubo que facilita a transferência dos espermatozóides para a vagina da mulher durante a relação sexual . É composto por um eixo e uma ponta expandida , a glande . Internamente possui 3 cilindros de tecido , que permite sua ereção . O cilindro inferior , vai desde a parte inferior do eixo até a glande . Os dois cilindros superiores , seguem em sentido paralelo ao longo da parte superior do eixo .
  • Canal Deferente : Transporta os espermatozóides maduros do epidídimo até a uretra , que se unem sob a bexiga . Ligada a um canal deferente , por trás da bexiga , há uma vesícula seminal . A vesícula e outra glândula auxiliar , a próstata , do tamanho de uma castanha , que circunda a uretra no ponto em que sai da bexiga , que produzem secreções que se misturam para formar o sêmem . Este transporta os espermatozoides , os ativa e lhes fornece “ combustível “ para sua viagem iminente .

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

O sistema reprodutor feminino produz células sexuais femininas , chamadas óvulos , e proporciona o ambiente para o desenvolvimento de um bebê quando o ovulo é fertilizado por um espermatozóide . Além dos ovários , as tubas uterinas ,  o útero , a vagina e a vulva  , parte externa dos órgãos genitais .

  • Ovários : os dois ovários localizam-se um em cada lado do útero . Parte deles encontra-se presa à abertura em forma de funil de uma das tubas uterinas , que unem os ovários ao útero . No nascimento , os ovários já contem o fornecimento de óvulos imaturos (até 2 milhões ) para a vida toda . Os ovários também secretam os hormônios sexuais femininos estrogênio e progesterona , que controlam o ciclo menstrual e mantem as características sexuais secundarias , como os seios .
  • Ciclo ovariano e Ciclo menstrual : Um ciclo é uma sequência de eventos em uma ordem fixa e que se repetem continuamente . A cada mês , dois ciclos reprodutivos , são responsáveis pela liberação de óvulos dos ovários e pela preparação do útero para receber o óvulo se houver fertilização . Ambos os ciclos duram , em média 28 dias . O ciclo ovariano é controlado por dois hormônios da glândula pituitária : O hormônio luteinizante (LH) e o hormônio estimulante (FSH) . Na metade do ciclo , os níveis de LH aumentam e produzem ovulação : o folículo explode , liberando o óvulo nas tubas uterinas . Se o óvulo não for fertilizado , um novo ciclo se inicia cerca de 14 dias após a ovulação .  O ciclo menstrual é um revestimento do útero , para prepará-lo para receber o óvulo fertilizado . O FSH estimula a liberação de estrogênio . Depois da ovulação , os ovários também secretam . Se não ocorrer fertilização , os níveis dos hormônios caem , e o perigoso menstrual se inicia .

  • As tubas uterinas ou Trompas de Falópio : recebem óvulos dos ovários após a ovulação , é o lugar em que se produz a fertilização e levam o óvulo fertilizado ao útero , órgão oco que acolhe e protege o feto durante seu desenvolvimento . A parede do útero contém uma camada espessa de músculo liso , que estica durante a gravidez e que se contrai para “expulsar “ o bebê na hora do parto . O útero esta unido pelo colo uterino . A vagina propriamente dita é um canal muscular de 8 a 10 cm de comprimento , onde é introduzido o pênis na relação sexual .

  • Os genitais externos , ou vulva , compõem-se dos lábios vaginais (lábios maiores e menores) , que protegem a vulva do vestíbulo , que rodeia a abertura da vagina e uretra e do clitóris .  O clitóris é equivalente ao pênis e é importante na excitação sexual .

FECUNDAÇÃO E FERTILIZAÇÃO

A fertilização se refere à penetração de um espermatozoide em um óvulo , com união de seus materiais genéticos . Este evento é que determina o sexo da criança .

Fecundação é o nome dado quando o espermatozóide e o óvulo se encontram .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (104.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com