TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Vida

Artigo: Origem Da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Artigo  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

Origem da Vida

A real origem do que habitualmente chamamos de vida é algo que não possui consenso. Existem diversas teorias com o intuito de explicar o que e como tudo aconteceu. Elas vão desde uma teoria baseada em fé e dogmas até a idéia de surgimento espontâneo.

A teoria mais difundida no mundo, com toda certeza é a do criacionismo, ela tem como base a intervenção divina sobre a terra. Com fundamentos na fé, ela foi durante muito tempo considerada válida inclusive no meio científico; Até meados do século XVIII grande parte dos cientistas aceitavam tal idéia como válida. Dentre os criacionistas, existe a corrente dos fixistas, que acreditam não acontecer evolução ao longo do tempo. Da maneira que as espécies foram "criadas", elas irão permanecer, sem alterações.
 A teoria da Panspermia, acredita que um meteoro atingiu a terra e com ele vieram formas de vida extremamente simples, ou possivelmente moléculas orgânicas que poderiam originar a vida.
 A abiogênese é uma outra corrente de pensamento para a origem da vida, ela tem como ideia central a origem de vida à partir de matéria inorgânica. Essa corrente de pensamento foi aceita por parte notável da população mundial por muito tempo, até o momento no qual o cientista Francesco Redi realizou um experimento, no qual colocou dois pedaços de carne em decomposição para serem observados, um dos frascos foi "tampado" isolando-o do meio externo. Ele observou quem a carne isolada não apresentou vermes "surgindo", desse modo, constatou que a vida só poderia ser originada a partir de outra forma de vida; Teoria qual foi comprovada anos depois por pasteur, com um experimento mais complexo que o de Francesco. Com isso, outra corrente foi criada, a Biogênese, a qual constitui-se que a vida só pode ser originada a partir de outra forma de vida.
 Uma outra grande corrente de pensamento atual é a criada pelos cientistas e pesquisadores: Sr Oparin e Sr Haldane. Ela propõem que na terra primordial, varias partículas inorgânicas, com a impulsão de eletricidade e da radiação cósmica, formariam moléculas orgânicas maiores. Com o passar do tempo e a alteração climática na terra, possibilitando um assentamento da depressão de tais moléculas. Isso formaria o que é nomeado como "Sopa Primordial", que seria riquíssimo em quesito de matéria orgânica. Dentro dessa "sopa", as moléculas se organizariam em proteínas que seriam capazes de gerar reações químicas, de forma espontânea. Segundo os próprios pesquisadores, nesse estágio, ainda não é considerado uma forma de vida. A partir disso, não se sabe como a primeira célula viva se formou, não existe um consenso.
 A partir dessas moléculas que as células foram formadas. Quatro tipos de átomos formam quase todas as células existentes, eles são: Carbono, Nitrogênio, Hidrogênio e Oxigênio. Porém dois "produtos" desses átomos destacam-se do restante, são o DNA e o RNA, tendo em vista que os dois comandam a reprodução da célula, isso em todos os seres vivos. O DNA e o RNA possuem forma de hélice(ou dupla hélice) e são formados por base nitrogenadas. A sequência dessas bases, define como será a célula e as características que ela terá. As bases nitrogenadas são as mesmas para ambos: Citosina, Guanina e Adenina, com excessão à quarta base nitrogenada, que é a única que difere entre os dois, no DNA é Timina e no RNA a Uracila. 
 Uma grande discussão que permanece sem consenso é a origem dos ácidos nucleicos, qual teria surgido primeiro. Após uma grande pesquisa realizada no século passado, previa o RNA como precedente ao DNA e que ele seria a primeira molécula auto-replicadora da matéria não viva. Porém, de toda forma, o RNA é bastante complexo comparado com outras moléculas, por este motivo é bem improvável que o mesmo seja a primeiro molécula, como já confirmava Robert Shapiro. Sendo assim, teoricamente, existiu uma molécula ainda mais simples do que o RNA e ela possivelmente foi a primeira molécula auto-replicadora.
 Pensando um pouco maior, as organelas são um caso em especial, pois apresentam uma autonomia impressionante dentro da célula, sendo de suma importância para a vitalidade da mesma. Mesmo assim não podem ser considerados seres vivos. A teoria mais aceita acredita que aproximadamente um bilhão de anos atras uma cianobacteria fotossintetizante tenha adentrado uma célula eucariotica, como alimento ou até como parasita, conseguiu sobreviver e acabou gerando alimento para a célula, com sua capacidade de produzir alimento apenas com luz solar e CO₂. por essa teoria, acredita-se que cloropastos e mitocôndrias um dia já foram formas de vida independentes. 
 Pensando de forma ainda maior, temos a célula como a menor possibilidade de vida, pois consegue sozinha realizar todas as funções de um ser vivo: nutrição, produção de energia e reprodução. Seres vivos podem possuir desde uma única célula até trilhões, onde as células formam tecidos e se agrupam para executar determinada função, especificando-se em alguma função.

Agora analisando algo colossalmente maior, a terra. Desde sua formação, aproximadamente a 4,5 bilhões de anos ela vem alterando sua crosta, assim como sua atmosfera. Muitas coisas alteraram a crosta terrestre e também sua atmosfera, como a diminuição das erupções vulcânicas, como exemplo. Porém sem dúvida alguma, o que mais alterou a crosta e também a atmosfera foi o surgimento de vida nela. Se inicialmente a atmosfera era composta de dióxido de carbono, nitrogênio, e água;(ela passou a apresentar como principais componentes o hidrogênio, o metano e a amônia. Nessa época a atmosfera já apresentava como maiores procedências em sua atmosfera: hidrogênio, metano e amônia. Os primeiros seres vivos, que se originaram neste momento, seriam muito simples, como os procariontes.
 Com a diminuição das erupções vulcânicas, a concentração de CO2 na atmosfera foi diminuindo, ao passo que as rochas iam absorvendo o gás, com isso o calor dos raios do sol não ficavam mais tão presos a terra, então a era do gelo teve início. Porém, durante a era do gelo, os vulcões continuaram com suas erupções e sem as rochas para absorver o CO2, aos poucos ele foi acumulando-se na atmosfera e fez com que o calor dos raios do sol votasse a prender-se a terra, findando a era glacial, na qual o gelo recuou para os pólos, norte e sul, que é onde tem-se menos incidência do Sol.
 Neste momento a vida na terra começa a ter grandes impactos na atmosfera terrestre, os procariontes que haviam se desenvolvido, tinham como forma de alimentar-se a transformação de CO2 = luz do Sol em glicose, de forma que aos poucos, a atmosfera foi enchendo-se de O2, que é o resultado dessa reação química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com