TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da Vida

Por:   •  24/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.161 Visualizações

Página 1 de 2

ORIGEM DA VIDA

DESENVOLVIMENTO

Como foi citada na introdução a origem da vida esta dividida em quatro teorias fundamentais de pensamentos.

A primeira delas é o criacionismo, ele coloca de maneira geral que a vida tem origem divina, no momento em que Deus cria o homem do barro, e a mulher da costela do homem, e que anteriormente ele criou os céus, a terra e tudo o que existe. Porém esta linha de pensamento pode não ser fixa, tendo em vista que pode ser modificada de acordo com a religião e crença. Sendo assim, ela pode ser considerada uma teoria inacabada. Alem disso, ainda existe a crença no fixismo que diz que as  espécies dos seres vivos não podem evoluir.

A panspermia, diz que a vida na terra teve origem através de “sementes” oriundas de outros planetas, que foram dispersas no universo, e através do tempo essas sementes se propagaram dando origem a todas as formas de vida existentes na terra.

Abiogenese, é o nome dado a teoria que fala sobre a geração espontânea, ela diz que os seres vivos “brotam” de matérias orgânicas, sejam quais forem elas, como exemplo o medico Jan Baptista van Helmont gerou uma receita de como elaborar ratos através de grãos de trigo e camisas sujas, por mais absurdo que pareça, na época muitas pessoas realmente acreditavam na viabilidade e veracidade dessa teoria, já que ate o pensador Aristóteles deu créditos a ela.

A teoria posterior as provas da inviabilidade da abiogênese é chamada biogênese, ela fala que um ser vivo só pode ser originado de outro da mesma espécie, sua veracidade foi comprovada através do experimento de Pasteur, derrubando a teoria da abiogênese.

CONCLUSÃO

Pude observar que através do tempo as teorias foram evoluindo e como os experimentos foram importantes para que a humanidade conseguisse provar ou não a viabilidade delas, além disso, a pesquisa me ajudou a entender como a origem da vida pode ser vista de formas diferentes dependendo da crença. Acima de tudo este trabalho foi importante para que eu tomasse conhecimento de como a vida na terra pode ter surgido.

REFERENCIAS

http://www.brasilescola.com/historiag/criacionismo.htm

http://www.infoescola.com/biologia/panspermia/

http://www.infoescola.com/evolucao/abiogenese-biogenese/

http://www.mundoeducacao.com/biologia/experimentos-redi.htm

http://origem-da-vida.info/biogenese-e-abiogenese.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com