TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Equinodermos Na Biologia

Por:   •  28/10/2022  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Equinodermos

O principal habitat do equinodermos é no mar. O nome vem do grego eqüino=espinhos e derme=pele, ou seja, pele cheia de espinhos.

Características gerais: tem o esqueleto interno – endoesqueleto, constituído por  placas calcárias. Os espinhos são projeções do endoesqueleto e variam em forma, tamanho, como se defendem.

Alguns equinodermos têm boca e não tem ânus, o tubo digestório é incompleto. Nos equinodermos a boca pode ficar na região oral ou ventral. Quando há ânus, este se localiza na região oposta à boca.

O movimento dos equinodermos é coordenado pela sistema nervoso formado por gânglios nervosos, que têm nervos que se estendem pelos braços. Possuem também um sistema sensorial simples com alguns órgãos especializados.

Locomoção: a maioria se locomove rastejando. A locomoção é lenta é realizada por um meio chamado de pés ambulacrais. Os equinodermos têm uma característica importante chamada de sistema ambulacral ou esqueleto hidroestático, formado por um conjunto de canais ligados a pequenos pés, que são preenchidos pela água do mar. Esse sistema recebe a água por uma abertura chamada de placa madrepórica.

Um exemplo de equinodermo é a estrela-do-mar, que é predadora. Há também vários outros equinodermos como o lírio do mar, a serpente do mar, os pepinos do mar e os ouriços do mar (que tem presente a lanterna de Aristóteles, que são pequenos dentículos que são usados para fazer a raspagem dos alimentos.

A reprodução dos equinodermos é sexuada (têm sexos separados). Há espécies de estrelas-do-mar que são hermafroditas.

A regeneração na maioria dos equinodermos é bem desenvolvida.

Há vários grupos de equinodermos:

ASTEROIDES: a maioria tem 5 braços, podendo chegar a 42, os pés ambulacrais são na região oral e os espinhos são pequenos, como as estrelas-do-mar;

EQUINOIDES: são os ouriços, arredondados, chamados também de bolacha de praia, os pés ambulacrais estão pelo corpo todo e os espinhos podem ser grandes ou pequenos, possuem a lanterna de Aristóteles;

HOLOTUROIDES: o corpo é alongado e sem braços, os pés ambulacrais são enfileirados ao longo do corpo e os espinhos são pequenos. (Exemplo: pepinos do mar);

CRINOIDES: têm o corpo em forma de taças, 5 braços (Exemplo: lírios do mar);

OFIUROIDES: têm o corpo achatado, 5 braços flexíveis e os espinhos são pequenos (Exemplo: serpentes do mar).

Is equinodermos têm uma grande importância ecológica porque fazem parte das cadeias alimentares marinhas e também são usados na alimentação (o ouriço do mar é usado na culinária japonesa. Há ainda a aquariofilia que é a criação de equinodermos em aquário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com