TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Mamíferos Marinhos

Por:   •  24/2/2018  •  Monografia  •  4.149 Palavras (17 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 17

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR AFRÂNIO LAGES
PROFESSOR ORIENTADOR:
TIBÉRIO CÉSAR MENDONÇA DOS SANTOS
3° ANO “C”

MAMÍFEROS MARINHOS

MACEIÓ-AL

Mamíferos Marinhos

[pic 1]

  Os mamíferos marinhos, constituem um grupo bastantes diverso de 128 espécies que dependem dos oceanos e mares (e rios) para a sua existência. Esse grupo não corresponde a um grupo biológico distinto, mas sim, a um grupo funcional que tem em comum a dependência do meio aquático para a alimentação. Essa dependência manifesta-se a vários níveis, não sendo todos expressos pela totalidade das espécies. Por exemplo, os golfinhos e as baleias são completamente dependentes do meio marinho em todos os estágios da sua vida, já as focas alimentam-se nos oceanos, mas procriam na terra. Os mamíferos marinhos dividem-se em quatro grupos: cetáceos, pinípedes, sirenídeos e fissípedes.

Cetáceos

  Os cetáceos são fascinantes mamíferos aquáticos, que possuem sangue quente e respiram o ar atmosférico por meio de pulmões, vindo a superfície em intervalos regulares para realizar trocas gasosas.

  São animais com formas e tamanhos variados desde os pequenos golfinhos que mal ultrapassam um metro de comprimento, até a baleia azul, que mede cerca de 25 metros de comprimento e que é o maior animal vivo da Terra. Os cetáceos distribuem-se por todos os oceanos e pela maioria dos grandes rios de todo o mundo.

  Os dois grandes tipos de cetáceos, distinguem-se pelo fato dos Odontocetos terem dentes e os Misticetos terem barbas.

  Todos os cetáceos apresentam uma ou duas aberturas no topo da cabeça, os espiráculos que são as aberturas exteriores do sistema respiratório semelhante as nossas narinas. Nos cetáceos com barbashá dois espiráculos, mas os odontocetos apresentam apenas um orifício respiratório. Os espiráculos estão situados geralmente no topo da cabeça, no entanto a forma exata e a localização variam consoante a espécie. Quando mergulham, músculos poderosos fecham os espiráculos evitando assim a entrada de água.

  Os olhos são laterais, estando numa posição posterior e imediatamente acima da linha da boca. As terminações auditivas encontram-se uns centímetros atrás e abaixo de cada olho. A vida no mar levou-os a perderem o ouvido externo.

  A maioria dos cetáceos diferenciam-se pelo seu tamanho, pelas suas cores e desenhos corporais. Por vezes, o macho e a fêmea são diferenciados na sua coloração, podendo também mudar de cor a medida que envelhece.

  Os cetáceos não possuem espessos mantos de pelo para os proteger da temperatura exterior, por isso são revestidos por uma gordura isoladora, conhecida como camada adiposa.

  No corpo, existem quatro barbatanas, sendo um par peitoral que se situa atrás da cabeça de um dorsal, que está ausente em algumas espécies, e por fim a caudal. As barbatanas peitorais são usadas fundamentalmente para controlar a posição do corpo e a direção da deslocação.

  Sendo os Cetáceos animais que vivem só no meio aquático, têm um sistema reprodutor diferente. Embora o ritual de cotejamento possa demorar várias horas, a cópula é um processo rápido. A gestação varia entre 9 e 16 meses, nascendo uma ou, raramente, duas crias. O período de amamentação é cerca de um ano e é nesta fase que aprendem a pescar com o grupo.

Baleias

[pic 2]

  São mamíferos pertencentes à ordem dos cetáceos. As baleias ocupam todos os oceanos do mundo e as atuais parecem ter se originado a partir da ordem dos Artiodactylas, passando para a água há cerca de 50 milhões de anos atrás.

-Seu Habitat:

São seres que evoluíram do meio terrestre para o aquático e realizam todas as suas atividades (reprodução, alimentação, descanso, etc.) na água.

-Pertencentes ao:

Reino: Metazoa

Filo: Chordata

Ordem: Cetacea

Subordem: Mysticeti

Família: Dolphinidae

-Reprodução:

  Cada espécie tem uma característica diferente, além de ser difícil o estudo do comportamento destes animais. A maioria das espécies tem uma única estação reprodutiva por ano, fêmeas acasalam geralmente com mais de um macho em cada estadia. As fêmeas reproduzem de um até seis anos, sendo que a gestação dura de 10 a 17 meses. Os filhotes nascem normalmente na estação quente e já saem nadando. São cuidados pela mãe de seis meses a mais de dois anos, dependendo da espécie.

-Curiosidades:

  1. Você sabia que a orca ("baleia assassina" ) não é uma baleia?
  2. Ela é da família Delphinidae, a mesma dos golfinhos.
  3. Os bebês de algumas baleias chegam a mamar 500 litros de leite num único dia. A baleia amamenta jorrando leite pelas glândulas mamárias. Como o leite é muito gorduroso, não se mistura à agua e o filhote pode mamar tranquilamente.
  4. Para dormir, ela se vira de lado e flutua.
  5. A baleia-azul é a criatura mais pesada que existe. Ela tem cerca de 140 toneladas. Só a sua língua tem 6 toneladas
  6. Ela respira oxigênio do ar atmosférico, de fora da água. Por isso, precisa subir à superfície com frequência para encher os pulmões.
  7. As baleias, dependendo de seu tamanho, conseguem armazenar uma tonelada de alimento no seu estômago
  8. Quando migram, esses mamíferos nadam a cerca de 5 km/h. Alimentando-se ou em áreas de reprodução, a velocidade de deslocamento diminui para 1 km/h.
  9. As baleias orcas vivem em sociedades matriarcais. Os filhotes ficam com suas mães a vida inteira. É também ela quem lidera o grupo. Quando morre, uma "parente" assume o posto.
  10. 30 anos. Esse é o tempo de vida de uma baleia-minke, uma das menores espécies de baleia que existem. A orca vive 60 anos, e a baleia azul e a franca, 90 anos.
  11. As gigantonas do mar se comunicam por meio de canções. Segundo os cientistas, a cantoria ocorre durante a reprodução. Elas são mais barulhentas do que o motor de um avião, mas nem sempre conseguimos escutá-las. Isso porque seus sons são emitidos em uma frequência abaixo da que é possível ser ouvida pelo homem. Já as outras baleias conseguem ouvir os sons de seus parentes a quase 500 km de distância! As baleias também usam a linguagem corporal para se comunicar: se tocam, batem com a nadadeira na água, jogam peixes para cima e saltam.

-Importância econômica:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (391.6 Kb)   docx (509 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com