TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Materiais e Métodos

Por:   •  14/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

3. MATERIAL E MÉTODOS

 A análise da fauna de uma comunidade biótica, principalmente a entomofauna de interesse econômico, é de grande importância para estudos de avaliação de danos econômicos e controle dos insetos-praga, notadamente quando envolve a flutuação populacional da praga.

Como não existe um método de amostragem universal para todos os organismos, um método empregado para amostrar um grupo de organismos não se aplica a outros e, às vezes, o mesmo método não serve para o mesmo grupo de organismos em condições diferentes. A melhor e mais eficiente maneira de efetuar um levantamento é a utilização de amostragens prévias para se ter uma ideia do melhor método a ser utilizado.

Os mais diferentes tipos de armadilhas têm sido empregados na coleta de animais para estudos relacionados com a fauna de uma região. Na falta de um tipo de armadilha adequada à coleta de todas as espécies de animais, para cada grupo tem sido empregada a armadilha que, após testes, mostrou-se mais eficiente, em função das informações conhecidas e das características de cada uma (Garcia & Nakano 1984).

Garcia (1987) cita que na área entomológica diversos tipos de armadilhas têm sido utilizadas na coleta de insetos pertencentes aos mais diferentes grupos como por exemplo, as armadilhas luminosas modelo "Luiz de Queiroz", Intral, tendas de Malaise, coletor de sucção, janela, knock-dow, adesivas, coloridas, confeccionadas com garrafas plásticas, armadilhas próprias para moscas-das-frutas, escolitídeos, etc. Diversos produtos são colocados nessas armadilhas como "iscas" com objetivo de melhorar a eficiência na coleta dos insetos. As substâncias (iscas) mais utilizadas são, por exemplo, álcool, etanol, metanol, melaço de cana, suco de frutas, acetona, proteína hidrolisada de milho, extrato de folhas, grãos, folhas, pelos, sementes, etc. Também são utilizadas armadilhas com fêmeas virgens e aquelas com feromônios sintéticos.

A análise da fauna de uma comunidade biótica, principalmente a entomofauna de interesse econômico, é de grande importância para estudos de avaliação de danos econômicos e controle dos insetos-praga, notadamente quando envolve a flutuação populacional da praga.

Todos os parâmetros faunísticos como os florísticos baseiam-se em dados numéricos obtidos através das amostragens. São vários os parâmetros faunísticos/florísticos que podem ser calculados a partir desses dados numéricos, obtidos através de amostragens, tais como frequência, constância, abundância relativa, dominância, fidelidade, diversidade, índice de diversidade, índice fisiográfico, relação diversidade x índice fisiográfico, delimitação de uma comunidade, quociente de similaridade, porcentagem de similaridade, índice de similaridade, índice de associação, índice de afinidade, densidade populacional, distância de dispersão, tabela de vida, taxa de crescimento populacional geométrico e exponencial, taxa intrínseca de aumento populacional, distância metapopulacional, distribuição espacial das espécies, curvas de sobrevivência, regulação de população, gerações discretas e contínuas, equitabilidade, riqueza das espécies, índice de morisita, etc. etc., sendo que para cada parâmetro estatístico a ser avaliado há vários métodos indicados. A utilização desse ou daquele parâmetro faunístico e/ou florístico para avaliar a população amostrada depende do que se pretende avaliar em cada estudo.

3. 1. COLETAS

O levantamento dos insetos (Arthropoda - Insecta) foi realizado no período de junho de 2004 a maio de 2005 em uma área de vegetação natural. As amostragens foram realizadas através de armadilhas luminosas modelo "Luiz de Queiroz", adaptadas com lâmpadas BL - 15 watts. Essas armadilhas serão ligadas uma vez por semana, por um período contínuo de 12 horas. Após esse período os insetos foram retirados das armadilhas e conduzidos ao laboratório onde foram separados, montados e, na medida do possível, classificados ao nível de família, gênero e espécie.

Nesse trabalho o número de insetos coletados e classificados foi utilizado para o cálculo das medidas de fauna de frequência, constância, abundância relativa e índice de diversidade, assim como relacionar a flutuação populacional das espécies eleitas em função desses cálculos com fatores climáticos médios.

3. 2. MEDIDAS DE FAUNA

O número total de insetos coletados e identificados foi utilizado para o cálculo dos seguintes parâmetros:

A frequência foi calculada através da fórmula:

F = E x 100

           N

Onde:

E = número total da espécie estudada

N = número total dos espécimes coletados

3.2.2. CONSTÂNCIA

Constância é a porcentagem de espécies presentes nos levantamentos efetuados.

Para a comparação da fauna dos insetos em termos de espécies, a constância foi calculada segundo a fórmula:

C = P x 100

           N

Onde:

P = número de coletas contendo a espécie estudada

N = número total de coletas efetuadas

As espécies presentes nos levantamentos efetuados foram separadas em categorias, conforme a classificação proposto por Bodenheimer (1955), citado por Dajoz (1983):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com