TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais poluentes aquáticos

Por:   •  1/12/2017  •  Seminário  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 4

Eutrofização

1. Quais são os principais poluentes aquáticos, descreva-os.

Atualmente sofremos um grande problema de poluição, não só no Brasil, mais sim no mundo todo, tendo diversos fatores que causam essa grande quantidade de poluição.

Entre eles temos: esgoto doméstico, petróleo, metais pesados e lixo, tais como, garrafas, entulho, sacolas e restos de alimentos. Tendo como principal agente causador dessa poluição que provoca degradação física e química do ambiente o homem.

O despejo de esgoto não tratado provoca o processo de eutrofização, que consiste no aumento da matéria orgânica presente na água, levando a uma elevação na quantidade de nutrientes disponíveis. Com isso, há o crescimento rápido de algas, que após certo tempo, são degradas por bactérias decompositoras. Como resultado há diminuição da quantidade de oxigênio dissolvido na água, que prejudica a vida aquática. Outro dano causado pelo despejo de esgoto é a possibilidade de contaminação da água por microrganismos patogênicos, muitas vezes presentes nas fezes humanas, que podem causar doenças como a hepatite e a cólera, entre outras.

O petróleo é uma substância oleosa e inflamável, composta principalmente de hidrocarbonetos e também nitrogênio, enxofre e oxigênio em quantidades menores. Qualquer contato com a água é considerado como uma catástrofe ambiental, o petróleo se espalha rapidamente deixando um rastro de mancha negra, contaminando a água e comprometendo a vida marinha, bloqueando a passagem da luz impossibilitando o processo de fotossíntese e impedindo a troca de gases entre a agua e o ar. Esse impacto afeta todo o ecossistema marinho. Os peixes, quando entram em contato com a substância, morrem por asfixia. As aves marinhas podem sofrer com a intoxicação ou pela impregnação do petróleo em suas penas, o que impede o voo e a regulagem da temperatura corporal, problema que também afeta os mamíferos marinhos. A ingestão do líquido também provoca a morte de diversas espécies. Além disso, o derramamento de petróleo prejudica comunidades litorâneas que sobrevivem da pesca. A contenção das manchas de petróleo no mar é bastante difícil, uma vez que as correntes marítimas e de ar atuam na dispersão do óleo pelas águas. Um dos métodos mais utilizados é a aplicação de agentes biológicos fertilizantes, como fósforo e nitrogênio, que promovem o crescimento de micro-organismos que atuam na dissolução do petróleo.

Umas das principais fontes de emissões de metais pesados e o descarte de resíduos industriais e alguns processos de produção, como os das indústrias metalúrgicas, de tintas, cloro e plástico PVC que contaminam as águas quando descartadas inadequadamente Entre as substâncias tóxicas lançadas estão o mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico, bário, cobre, cromo e zinco. Por outro lado, a incineração de lixo urbano também produz fumaças ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio. Independente da origem, os metais resultantes destes processos podem ser solubilizados pela água e, em razão do potencial tóxico que possuem, causam danos à saúde do homem e de animais.

O lixo, por sua vez, chega a toneladas aos rios e contribuem ainda mais com o processo de poluição. O descarte é feito de forma irregular tanto pelas pessoas que simplesmente jogam o que usam mais nas ruas ou córregos, até mesmo embarcações que despejam seu lixo diretamente no mar. Como consequência disso é possível citar a ocorrência de enchentes nas cidades e também ameaça para os seres aquáticos, que podem ingerir pedaços dos resíduos pensando ser alimento.

2. O que é eutrofização?

Eutrofização ou eutroficação é um processo de poluição do meio, no caso da água (represas, lagos e açudes), em que devido ao aumento de matéria orgânica no meio, ocorre o aumento da proliferação de microrganismos, como por exemplo, algas.

O aumento da matéria orgânica causa o aumento de certos nutrientes que auxiliam na proliferação de microrganismos, alguns desses nutrientes são, nitrogênio, fósforo, entre outros.

3. Quais as principais diferenças entre eutrofização natural e acelerada? Justifique a sua resposta.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com