TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas Fundamentais

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTAS

1) A filosofia consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência e ao conhecimento. A sociologia é o estudo da sociedade, evidenciando relações culturais e compreensivas acerca da formação do homem a partir dos grupos, ou seja, a sociologia estuda o comportamento humano.

O senso comum é a união dos saberes do cotidiano. É subjetivo, varia de pessoa para pessoa e de grupo para grupo . Está relacionado com o modo de pensar das pessoas, por exemplo; cortar o cabelo na lua crescente. No senso comum, várias pessoas utilizam a mesma prática sem nem pensar se aquilo de fato traz algum resultado.

Mito têm caráter simbólico ou explicativo, são relacionados com alguma data ou uma religião, procuram explicar a origem do homem por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas historias sagradas. É por meio do mito que as sociedades manifestam seus preconceitos, medos, desacordos e preocupações.

A ciência estuda o comportamento humano e a formação dos grupos sociais. Ela representa todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseando em princípio de pesquisas e comprovações.

2) - Lois Althusser e Karl Marx são divergentes no que diz respeito à escola como instância de transformação social. Althusser é identificado como teórico critico- reprodutivista, porque enxerga a escola como um mecanismo de reprodução social. Não defende a escola como instância de transformação social. Enquanto Marx, considera a educação e escola igualmente com um papel reprodutor da realidade, e as compreende e defende como uma instância de transformação social.

3- Essencialismo: Tem a concepção de homem como possuidor de uma essência imutável; o homem é algo, e não se transforma. É voltada para as questões espirituais, subjetivas e abstratas

Existencialismo: Tem a concepção de homem como um produto de influências de seu tempo e sociedade. Ninguém é bom ou mal, tudo é construído pela história, sociedade e escolhas pessoais.

Entre as correntes essencialistas, temos:

• o Idealismo de Platão, que é uma corrente filosófica voltada para o estudo sobre o abstrato e imaterial.

• Teologia de Santo Agostinho, que retoma as ideias de Platão, contudo voltado para o pensamento religioso

• O solipsismo de George Berkeley (concepção mais radical do idealismo), onde afirma que só a nossa experimentação de mundo e da própria realidade está baseada em nossas experiências sensoriais vivenciadas.

• O naturalismo de Jean Jacques Rousseau, a qual afirma que o homem nasce bom, mas é corrompido pelo meio.

Entre as correntes existencialistas, temos:

• O materialismo de Karl Marx, mas também de Demócrito, Epicuro, Hipócrates, entre outros. Essa é uma corrente filosófica que se volta para as discussões acerca de questões físicas e/ou materiais.

• O positivismo de Auguste Comte- acredita nos fatos positivos.

• O individualismo defendido por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com