TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Anemias

Por:   •  15/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

ANEMIAS

A anemia é definida como uma síndrome causada pela diminuição da concentração de hemoglobina sanguínea ou de massa eritrocitária total. Laboratorialmente, a anemia é definida como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres, ou menor que 13 g/dl em homens, com variações a depender da idade e do gênero. Na gravidez, por hemodiluição ou carência nutricional, existe a anemia relativa.

No período gestacional os limites considerados normais para o valor da hemoglobina caem 10g% e os do hematócrito para 30%.

EPIDEMIOLOGIA

Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre os anos de 1993 a 2005, o quadro clínico de anemias acometia ao menos ¼ da população mundial. Em uma publicação recente da OMS (2010), a prevalência da anemia acometeu de 32,9% a 40,2% da população mundial, validando-se como um dos principais problemas de saúde pública, afetando cerca de 2 bilhões de pessoas em todo mundo.

A Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), afirma que a prevalência da anemia é variada segundo às condições econômicas regionais ou de um país, em que, comumente, são identificadas em países em subdesenvolvimento ou com alto índice de imigrantes dessas regiões. Também, de acordo com a PNDS, a anemia na visão global, consiste em acometer crianças com menos de quatro ou cinco anos, indivíduos de gênero masculino acima de 30 anos de idade e mulheres férteis.

No Brasil, os dados são incompletos. Entretanto, Índices publicados pela PNDS e a OMS, apontam que a maior prevalência de anemia é encontrada no Nordeste com 10% populacional e a menor prevalência é encontrada no Sul do país com 2% populacional.

FISIOPATOLOGIA

Cada categoria de anemia possui uma característica fisiopatológica individual. Entretanto, a fisiopatologia encontrada em qualquer categoria de anemia atém-se aos eritrócitos.

As células eritrocíticas se originam das células-tronco hematopoiéticas da medula óssea que se fragmentam até que seja formado o reticulócito, precursor da hemácia, identificado pelo sangue periférico. Os reticulócitos duram cerca de 24 ou 48 horas, até que são convertidos em hemácias, em que o hormônio envolvido ao longo do processo é a eritropoetina, produzida pelo fígado e rim, estimulando a eritropoese segundo o nível de oxigênio tecidual.

A anemia é sequenciada por meio de três principais causas: (1) diminuição da sobrevida de eritrócitos (hemólise, hemorragias agudas); (2) complicações na maturação de eritrócitos (eritropoiese ineficaz); e (3) complicações na produção medular (hipoproliferação).

Na anemia originada pela diminuição da sobrevida de eritrócitos, as manifestações clínicas dependem da velocidade de instalação do quadro. Uma hemorragia aguda pode levar ao choque rapidamente, enquanto na hemorragia crônica, pode haver uma redução significante dos eritrócitos, sem que haja a manifestação de sintomas.

Na hemorragia aguda, o aumento dos reticulócitos como compensação medular não ocorre, devido ao curto período de proliferação; diferente da anemia hemolítica que está associada a altos índices de reticulócitos devido a compensação.

A anemia originada pelas complicações na produção medular, hipoproliferação, consiste em ser resultado da diminuição da eritropoetina por meio da carência de vitamina B, ácido fólico e ferro, fundamentais para o processo da produção de eritropoetina; ou resultante de doenças neoplásicas ou inflamatórias.

DIAGNÓSTICO

Os sintomas de um quadro de anemia associam-se às reduções do transporte de oxigênio pelo sangue, alterações no volume total do sangue e a resposta compensatória cardiopulmonar.

Quanto mais abrupta a queda nos níveis de hemoglobina ou volume sanguíneo, mais intensos são os sintomas. Nas hemorragias agudas ou em crises hemolíticas, os pacientes podem apresentar dispneia, palpitações cardiovasculares, tontura, fadiga, entre outros. Mas em anemias crônicas, como a ferropriva, o paciente pode permanecer assintomático ou pouco sintomático, ainda que, com baixos níveis de hemoglobina.

Os sinais mais comuns da anemia é a palidez, comumente detectada nas mucosas da boca, conjuntivas e leito ungueal; as fraquezas musculares, hipotensão postural, vertigem, cefaléia, podendo também ocorrer a icterícia e esplenomegalia, na anemia hemolítica e a glossite, em anemias carenciais.

CLASSIFICAÇÃO

As síndromes anêmicas podem ser classificadas quanto à morfologia (pela ectoscopia da hemácia ou valores de VCM e HCM) e quando à proliferação (pelo índice de reticulócitos).

MAPA DE CLASSIFICAÇÃO: CAUSAS DE ANEMIA E SUA CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A CONTAGEM DE RETICULÓCITOS E A MORFOLOGIA DAS HEMÁCIAS

MAPA DE CLASSIFICAÇÃO E CAUSAS: ANEMIAS AGUDA E CRÔNICA

MAPA DE CLASSIFICAÇÃO: ANEMIAS CARENCIAIS

MAPA 1: ANEMIA FERROPRIVA

MAPA 2: ANEMIA MEGALOBLÁSTICA

1 TABELA DE CLASSIFICAÇÃO: ANEMIAS HEMOLÍTICAS

ANEMIA

Etiologia

Hematoscopia

Dx

Tratamento

AHAI

IgG (Quente)

IgM (Frio)

Microesferócitos

Coombs direto (+)

Prednisona

Esferocitose

Citoesqueleto alterado

Microesferócitos

↑ HCM e teste de fragilidade

Esplenectomia

Hemoglobinúria Paroxística Noturna

Defeito cel tronco

Lise intravascular

Trombose abdominal + Anemia hemolítica + pancitopenia

↓ CD55 e C59

Eculizumab

Deficiência de G6PD

Infx, Drogas (Gavetas isPD)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (553.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com