TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Anemias

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.193 Palavras (33 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 33

I. INTRODUÇÃO

1.1 Objetivo

O objetivo do seguinte trabalho é abordar sobre Anemias, os tipos as causas, sintomas, o destino dos componentes da hemoglobina com destruição das hemácias e efeito da anemia sobre o coração.

1.2 Justificativa

Fornecer subsídios para estudos futuros, e identificar os avanços no conhecimento sobre as etiologias dos processos, aplicando no exercício profissional de Fisioterapia.

1.3 Aspectos Anatômicos

Na anatomia descrevendo as lesões anatomopatológicas dos órgãos, particularmente as do baço (ver Anexo A), podemos afirmar que o baço é um órgão que, está situado abaixo do diafragma, na região denominada hipocôndrio esquerdo, atrás do estômago e acima do rim esquerdo. Geralmente, existe apenas um baço, havendo casos raros de pequenos baços supernumerários, em número variável. As suas dimensões são: comprimento 12 cm, largura 8 cm e espessura 4 cm. O peso médio é de 200 g. O fato de existirem lesões peculiares do baço na anemia tornou possível aos pesquisadores, estabelecer um quadro histológico que permite caracterizar com segurança, os casos daquele estado mórbido. De fato, a lesão referida ate agora, como constantes e peculiares a anemia, particularmente as lesões do baço, permite firmar o diagnostico histológico da moléstia, colaborando de tal modo, para a sua individualização com entidade mórbida.

Muitas perturbações podem levar à progressiva hipertrofia do baço. Quando este órgão aumenta de volume, tende a capturar e a destruir os glóbulos vermelhos, criando um círculo vicioso: quanto mais células o baço captura, mais cresce e, quanto mais cresce, mais células capturam.

A anemia causada por um baço grande costuma desenvolver-se lentamente e os sintomas tendem a ser ligeiros. Muitas vezes, o baço grande também produz uma diminuição do número de plaquetas e de glóbulos brancos presentes na circulação sanguínea.

O tratamento habitualmente aponta para a perturbação que causou o aumento do baço. Só em casos excepcionais a anemia se torna tão grave que se exige a remoção cirúrgica do baço.

Os órgãos mais afetados pela anemia são o sistema nervoso central, massa muscular e coração, pois são estes os que mais necessitam de oxigênio para poderem realizar suas funções em um organismo.

Já o glóbulo vermelho (GV) normal tem a forma de um disco bicôncavo: depositado em uma lamina, ele tem forma regular e diâmetro de 7,5 μ aproximadamente. Após coloração de May-Grunwald-Giemsa, ele se apresenta alaranjado (acidófilo). No estado normal, todos os glóbulos vermelhos têm sensivelmente a mesma forma, mesmo diâmetro, mesma coloração e qualquer modificação desses critérios traduz um fenômeno patológico.

Como célula anucleada, o GV é composto por: Uma Membrana que comporta uma camada dupla de fosfolipídios, estabilizada por colesterol, na qual se intercalam proteínas. Externamente, temos uma camada suplementar rica em micopolissacarídeos e contendo as substancias de grupos sanguíneos.

O citoplasma do GV, o microscópio eletrônico não permite distinguir nenhuma organela celular dentro do GV. A analise revela que o GV contém: água, hemoglobina, íons (essencialmente K+), enzimas e glicose.

Os glóbulos vermelhos são medidos através de três valores no hemograma: o seu numero, a taxa de hemoglobina e o hematócrito. Se esses três valores se alterassem sempre paralelamente, a medida de um dos três bastaria. No entanto, os três valores podem evoluir de forma dissociada. Assim, quando o volume de cada glóbulo vermelho diminui, o seu numero pode permanecer estável, enquanto o hematócrito e a hemoglobina diminuem. Ao contrario, o numero dos glóbulos vermelhos podem diminuir e seu volume aumentar sem que haja diminuição da taxa de hemoglobina ou de hematócrito; ocorre então a macrocitose.

O que é importante para o organismo não é o numero de glóbulos vermelhos, mas a quantidade de oxigênio que eles transportam e, consequentemente, a taxa de hemoglobina por unidade de volume.

Não se define a anemia pela diminuição do numero de glóbulos vermelhos, mas pela diminuição da taxa de hemoglobina por unidade de volume de sangue abaixo dos valores fisiológicos.

 

1.4 Aspectos Histológicos

O baço é o órgão que filtra o sangue. Em crianças com anemia falciforme, o baço pode aumentar rapidamente por sequestrar todo o sangue e isso pode levar rapidamente à morte por falta de sangue para os outros órgãos, como o cérebro e o coração. É uma complicação da doença que envolve risco de vida e exige tratamento emergencial. Na histologia deve haver uma autopsia, para reconhecer as lesões características da anemia falciforme, nos cortes do baço, pelo exame microscópio, observa-se que os folículos linfoides atrofiados (ver Anexo B), não apresentando centro germinativo e se encontram circundados por sangue. As hemácias apresentam-se sob as formas alongadas, nitidamente falciformes. As trabéculas conjuntivas são espessas, infiltradas por elementos celulares, e contem deposito de sais de cálcio. A capsula é espessado e apresentam sobre a superfície porções deprimidas, de aspecto cicatricial. De acordo com o aspecto histológico dos cortes do baço, é estabelecido o diagnostico de anemia.

 

II. ANEMIA

2.1 Definição

Denomina-se anemia a diminuição da taxa normal de hemoglobina, o pigmento responsável pelo transporte do oxigênio no sangue (ver Anexo C), que se encontra no interior dos glóbulos vermelhos, muitas vezes acompanhada pela descida da concentração destes. Dado que o nível de hemoglobina varia segundo a idade, o sexo e outras circunstâncias, a definição de anemia depende destes parâmetros, embora normalmente se considere que existe um problema, caso a concentração de hemoglobina seja inferior a 13 g/100 mm3 de sangue nos homens, inferior a 12g/100 mm3 nas mulheres e inferior a 11g/100 mm3 nas crianças e nas mulheres grávidas.

Embora possa haver uma coincidência entre a descida na concentração de hemoglobina e a diminuição dos glóbulos vermelhos, tal não é suficiente para se diagnosticar uma anemia, pois mesmo que os valores de glóbulos vermelhos sejam reduzidos e o conteúdo de hemoglobina de cada um for elevado não se pode falar de anemia; pelo contrário, pode haver uma anemia, se a quantidade de glóbulos vermelhos for normal e o conteúdo de hemoglobina de cada um for baixo. As causas de Anemia são muito variadas. Em condições normais, a medula óssea fabrica constantemente glóbulos vermelhos contendo hemoglobina em quantidade suficiente para substituir as perdas resultantes da destruição dos que, entretanto envelheceram, ou seja, a concentração de glóbulos vermelhos e de hemoglobina deve ser mantida dentro de determinados níveis. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)   pdf (387.1 Kb)   docx (94.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com