TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OSTEOARTROSE

Seminário: OSTEOARTROSE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Seminário  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

A osteoartrose, decorre de uma lenta e progressiva degeneração da cartilagem articular, que é um tecido elástico que recobre as extremidades ósseas e amortecem os impactos.

As mulheres são afetadas mais precocemente, devido às alterações hormonais.

Acontece porque o organismo passa por um processo natural de deterioração das células dos tecidos. Quando há pouca ou nenhuma reposição celular, surgem fissuras na cartilagem e que podem atingir os ossos. O osso reage, fica mais duro e pode crescer para os lados, formando pequenas saliências.

Algumas condições aumentam a carga sobre o corpo e são considerados fatores de risco para a osteoartrose:

• obesidade;

• deformidades, como joelho torto

• excesso de peso que gera carga no joelho, quadril, coluna e pés;

• postura incorreta

• passar muitas horas sentado;

• carregar peso só de um lado do corpo.

Osteoartrose é dividida em dois grandes grupos.

Osteoartrose Primária, é formado por aqueles indivíduos que já possuem um patrimônio genético, que faz com que a patologia se desenvolva independentemente de fatores externos.

Osteoartrose Secundária, é formado por pessoas que, em virtude de algum fator agressivo ocorrido em determinado período da sua vida, passam a apresentar a patologia. Por exemplo os indivíduos muito obesos, os que sofreram algum traumatismo articular (entorses, fraturas, luxações), os que sofreram algumas alterações hormonais, os que executam esportes com micros traumatismos de repetição etc...

O idoso precisa ficar atento quando, ao se movimentar, sentir dor, sensação de rigidez ou perceber algum barulho nas articulações, ainda mais se isso se repetir por vários dias.

Exercícios de estiramento, como os de fortalecimento e de postura são indicados para prevenir e manter as cartilagens em bom estado, aumentar a mobilidade da articulação e reforçar os músculos circundantes de maneira que possam amortecer melhor os impactos.

Na atualidade o tratamento da osteoartrose compreende: remédios, fisioterapia e cirurgia.

Como primeira escolha, o tratamento inclui educação do paciente, perda de peso, fisioterapia, programas de condicionamento físico e uso de órteses, associadas ou não ao uso de drogas analgésicas.

Já o tratamento cirúrgico é indicado para os casos mais graves.

A fisioterapia visa:

- alivio da dor, e a preservação da função da articulação acometida

- melhora da mobilidade e nutrição articular

-orientações posturais

- indicação de órteses (bengalas, muletas)

-realização de exercícios para fortalecimento muscular de baixo impacto.

- Atrasar o processo degenerativo, por diminuição da agressão articular

Tratamento fisioterapêutico

Os exercícios isométricos para a musculatura são mais eficazes para o fortalecimento muscular e melhora da funcionalidade do que os exercícios de treinos funcionais (subir escadas, levantar-se da cadeira, treino de marcha e outros).

Os exercícios isométricos são recomendados inicialmente, por ser bem tolerados pelos pacientes e por ser mínima a probabilidade de causarem inflamação e é pequena e a destruição do osso subcondral também é mínima em relação a outros tipos de exercícios.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com